sexta-feira, 26 de julho de 2024

Campanha eleitoral na Venezuela chega ao fim: governo e oposição medem forças em Caracas


Simpatizantes de Nicolás Maduro marcham por Caracas, em 25 de julho de 2024 — Foto: Fernando Vergara/AP

Por Associated Press 


Simpatizantes de Nicolás Maduro marcham por Caracas, em 25 de julho de 2024 — Foto: Fernando Vergara/AP

Com mobilizações e concentrações de uma ponta a outra da capital venezuelana, o partido no poder e a oposição mediram forças no encerramento da campanha eleitoral, nesta quinta-feira (25). O presidente Nicolás Madurotenta ser reeleito para um terceiro mandado na eleição de domingo (28).


Nas semanas anteriores, a campanha foi dominada pela polarização e pela tensão. Maduro chegou a dizer que uma vitória da oposição, liderada por María Corina Machado com a candidatura de Edmundo González, poderia desencadear um “banho de sangue” no país

O governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) convocou para quinta-feira a "tomada da Grande Caracas", com marchas e eventos em diferentes partes da cidade. 

Já a oposição, que promete mudanças para a Venezuela após 25 anos de governos socialistas, convocou os seguidores para um comício em um bairro de classe média. 

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, Corina Machado aproveitou para agradecer a todos que acompanharam a jornada da campanha pelo país, além das mensagens de "mudança" e "liberdade". 

"Isto vai ficar para a história", disse a dirigente, garantindo que a campanha da oposição "foi o movimento cívico mais profundo que a Venezuela já teve".


O GLOBO


quinta-feira, 25 de julho de 2024

Vítor Silva Tavares / Cosas sem metafisica

 

Vítor Silva Tavares

Vítor Silva Tavares
COISAS SEM METAFÍSICA

Estávamos a gozar a manhã, havia andorinhas a rabiscar o pedaço de céu, alguém apregoava limões, uma menina debruçava-se da janela, um canário debicava a sua alface. E nós pensávamos: “É bom gozar esta manhã triunfal. De que países virão as andorinhas? Os poetas gostam de limões, gostam de laranjas (“naranja y limón”, cantava o Federico Lorca). Ah! Podermos ser crianças e ficarmos à janela a ver o mundo com olhos-bola de sabão! A alface do canário deve ser tenrinha e gostosa.” E era só nisto que íamos pensando, coisas destas sem importância, coisas sem metafísica.


VÍTOR SILVA TAVARES (Lisboa, 17 de Julho de 1937 - 21 de Setembro de 2015), fundador da Editora &etc, jornalista, escritor, crítico, tradutor e editor.



.



.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Ferdinanda Florence








Ferdinanda Florence



Ferdinanda Florence

While I love art that is epic, complex, colourful, of mythic proportions and multi-layered, there’s a side of





Central no. 3 © Ferdinanda Florence
Waterman no. 9 © Ferdinanda Florence

 

VELPCo large no. 2 © Ferdinanda Florence

 

Portable, large no. 1 © Ferdinanda Florence

 

Lemon, large no. 7 © Ferdinanda Florence

 

Central no. 2 © Ferdinanda Florence

 

Brittons no. 7 © Ferdinanda Florence

ON ART AND AESTHETICS 






sábado, 20 de julho de 2024

Istvan Orosz

 





Istvan Orosz
(1951)

Hungarian graphic artist, illustrator, poster designer, and animated film maker. He was trained as a graphic designer at the University of Arts and Design in Budapest. After graduation in 1975 he began to deal with theatre as a stage designer and animated film. Later when poster came to the center of his interest also made mainly theatre, movie and exhibition posters.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Emmet Gowin / Edith

 


Edith, Danville, Virginia
1978


Emmet Gowin
EDITH


Edith, Ruth and Mae, Danville, Virginia
1967

quarta-feira, 17 de julho de 2024

Nathan Walsh / Cidades






Nathan Walsh
CIDADES



Nathan Walsh in his Studio

 

Zbar

terça-feira, 16 de julho de 2024

'Senti a bala rasgando a pele', diz Trump sobre atentado em comício

 







'Senti a bala rasgando a pele', diz Trump sobre atentado em comício

Tiros foram disparados enquanto o candidato presidencial republicano discursava para seus eleitores. O ex-presidente foi atingido na orelha.

13/07/2024 21h47 Atualizado há um dia

Donald Trump se pronunciou após o atentado que sofreu durante um comício, na cidade de Butler, estado da Pensilvânia, neste sábado.

"Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo", escreveu em sua rede social, a "Truth Social".


Trump também agradeceu "ao serviço secreto americano e à polícia por sua rápida reação no tiroteio".

Além disso, mandou "condolências para a família da pessoa que foi morta no comício e também à família da outra pessoa que ficou gravemente ferida."

"É inacreditável que algo assim possa acontecer no nosso país. Até agora nada se sabe sobre o atirador, que está morto."

O GLOBO 

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Fotos / Donald Trump sofre atentado durante comício

 

Donald Trump levanta o punho após ser socorrido por seguranças em comício, na Pensilvânia — Foto: AP Photo/Evan Vucci 


FOTOS
Donald Trump sofre atentado durante comício

Ex-presidente americano levou a mão à orelha assim que os barulhos de tiros começaram e deixou o local escoltado por seguranças e com um ferimento na orelha.

 



Donald Trump sofreu um atentado durante comício na cidade de Butler, estado da Pensilvânia, neste sábado (13). O evento foi interrompido e o ex-presidente dos EUA foi escoltado por seguranças e retirado do palco. 

O ex-presidente americano levou a mão à orelha assim que os tiros começaram e deixou o local com um ferimento na orelha e sangue no rosto (veja as imagens abaixo). Segundo o Serviço Secreto dos EUA, ele está seguro. 

Donald Trump leva mão à orelha assim que começam os sons de tiros em comício — Foto: REUTERS/Brendan McDermid

Donald Trump leva mão à orelha assim que começam os sons de tiros em comício — Foto: REUTERS/Brendan McDermid