domingo, 7 de setembro de 2025
sábado, 6 de setembro de 2025
Avó Água, o Rio das Velhas / Uma história ancestral
Avó Água, o Rio das Velhas: uma história ancestral
Descubra a riqueza histórica do Rio das Velhas e sua importância para o estado de Minas Gerais
Na Ribeira desse rio
(Poema de Fernando Pessoa musicado por Dori Caymmi)
Na ribeira deste rio
Ou na ribeira daquele
Passam meus dias a fio.
Nada me impede, me impele,
Me dá calor ou dá frio.
sexta-feira, 5 de setembro de 2025
quinta-feira, 4 de setembro de 2025
quarta-feira, 3 de setembro de 2025
segunda-feira, 1 de setembro de 2025
Hulda von Levetzow / As irmãs de Juca e Chico
Hulda von Levetzow
As irmãs de Juca e Chico
Era um livrinho cruel, dos tempos em que criança nem precisava ser feliz
BIA BRAUNE
Não resta dúvida. Já adulta, abrir "Anna Karenina" e me deparar com "todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira" foi um baque. Uma iluminação.
sábado, 30 de agosto de 2025
John Cazale e Meryl Streep no Hotel Pierre, em Nova Iorque
sexta-feira, 29 de agosto de 2025
A biografia como janela para a história
A biografia como janela para a história
Em um mundo fragmentado a biografia nos lembra que, por trás de qualquer rótulo ou ideologia, há pessoas com sonhos, medos e histórias para contar
O que torna uma vida digna de ser narrada? Essa é uma das perguntas mais antigas e fascinantes da humanidade. No entanto, no século XXI, a biografia enfrenta novas perspectivas e desafios. Em um mundo onde as narrativas individuais são amplamente compartilhadas, manipuladas e reinterpretadas pelas lentes das redes sociais, qual é o papel do biógrafo?
quarta-feira, 27 de agosto de 2025
Degraus / Um convite para se aprofundar no tempo presente
Degraus
Um convite para se aprofundar no tempo presente
A vida, essa estranha sinfonia entre os degraus da existência, desvenda-se como uma melodia única, onde cada etapa possui sua própria canção. Subimos vários degraus para alcançar algum próximo patamar, mas frequentemente nos perdemos na ansiedade, concentrando-nos no destino final e deixando-nos cegar pelo brilho efêmero do sucesso.
terça-feira, 26 de agosto de 2025
Uma psicanálise para crianças
Uma psicanálise para crianças
Notas sobre a possibilidade de um tratamento psicanalítico com crianças e questionamentos sobre o fim da análise
Ainda no início do século XX, as indagações acerca da clínica infantil foram fontes de muitas inquietações teóricas, e é com Freud mesmo que tem início a psicanálise com crianças. Com o famoso caso do pequeno Hans, o pai da psicanálise detalha um caso de fobia, em uma situação muito específica, já que Freud viu a criança uma única vez e o tratamento esteve a cargo do pai. A leitura do legado freudiano acerca da técnica e da estruturação deste psiquismo infantil ficou a cargo daqueles que posteriormente se ocuparam do sofrimento psíquico na infância.
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
Arte e psicanálise / Relações entre o inconsciente e a expressão artística
Arte e psicanálise
Relações entre o inconsciente e a expressão artística
A relação entre arte e psicanálise é um balletintricado que transcende o tempo e as fronteiras disciplinares, proporcionando uma visão única das profundezas do ser humano. Desde os primórdios, o homem busca compreender-se através da criação artística, e é no âmago da psicanálise que encontramos as ferramentas para desvelar os segredos de nossa psique. Sigmund Freud, em sua obra monumental, reconheceu na arte não apenas uma forma de entretenimento, mas uma porta de entrada para o inconsciente, onde os anseios e os tormentos repousam como tesouros ocultos.
domingo, 24 de agosto de 2025
Um olhar freudiano sobre sonhos / A dimensão do inconsciente
Um olhar freudiano sobre sonhos
A dimensão do inconsciente
A obra magna de Sigmund Freud, A Interpretação dos Sonhos, é amplamente reconhecida como um divisor de águas na história da psicanálise. Mais do que uma simples exploração sobre os sonhos, essa obra monumental, que ultrapassa 600 páginas, oferece uma visão abrangente da psicanálise, delineando não apenas a natureza dos sonhos, mas também construindo um modelo complexo da mente e uma metodologia para compreender a consciência como um todo. Embora tenha sido motivado pela busca profissional para curar sintomas neuróticos, o trabalho de Freud revelou-se uma ferramenta profunda para investigar os desejos inconscientes, não apenas relacionados aos sonhos, mas também lançando luz sobre a psicologia cotidiana.
sábado, 23 de agosto de 2025
O psicanalista na pólis / Reflexões sobre a política da morte
Elaborado pelo filósofo camaronês Achille Mbembe1, o conceito de necropolítica busca descrever uma tecnologia de poder que, através da operacionalização e destruição de corpos individuais e populacionais, produz e gerencia a morte. Em seu ensaio, Mbembe parte do pressuposto “que a expressão máxima da soberania reside em grande medida, no poder e na capacidade de ditar quem pode viver e quem deve morrer”. Dessa maneira, o autor nos convida a refletir sobre os limites da soberania do Estado e sobre o lugar ao qual se destina a vida, a morte e o corpo humano, ao considerarmos a política como uma forma de alcançar o poder. As discussões acerca desta política da morte vêm ganhando espaço no Brasil, sobretudo após a emergência de Covid-19, à medida que nos ajuda a pensar a respeito de questões de segurança e de saúde pública em um país, como o Brasil, marcado pela violência policial e pelo desamparo à população e pelos anos de sucateamento de dispositivos de educação e saúde, por exemplo. Dessa forma, é adequado buscar compreender de que maneira esta necropolítica opera e se relaciona com a nossa realidade brasileira.
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Amor, narcisismo e psicanálise
Amor, narcisismo e psicanálise
Afinal, amar é dar o que não se tem, a alguém que não o quer?
O amor é um tema complexo e presente em diversas áreas do conhecimento, desde a filosofia mais antiga até a psicanálise moderna. Há cerca de 400 anos antes de Cristo, Sócrates já defendia que o amor remete sempre à falta, à incompletude e à imperfeição, e, por isso, não pode ser belo. Para ele, o objeto amado é sempre um representante da carência do sujeito e revela o narcisismo que se manifesta na escolha do objeto. Muitos anos depois, Freud e Lacan também abordaram o tema do narcisismo do amor, indicando que, superficialmente, o sujeito direciona seu amor ao que ele gostaria de ser ou possuir, na ilusão de se completar. No entanto, o objeto amado é sempre uma construção fantasiada, representando a falta e a carência do sujeito, o que revela o narcisismo que se manifesta na escolha do objeto. Assim, com Lacan, surge, no meio de muitas teorizações, o seguinte aforismo: amar é dar o que não se tem a quem não o quer, mas, afinal, o que isso quer dizer?
quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Foucault e a ordem do discurso / Diálogos da análise do discurso na sociedade
Foucault e a ordem do discurso
Diálogos da análise do discurso na sociedade
Vamos começar hoje a discutir alguns clássicos da Análise Discurso. Cursei essa matéria na UFMG no semestre de 2024/2. Era a matéria que eu mais esperei desde que entrei na universidade em 2022.