LAURA ZÚÑIGA23.3.2013 8h00m
Está aberta até dia 27 de maio a exposição Man Ray: Portraits, na National Portrait Gallery. Focando nos retratos feitos pelo artista e fotógrafo americano, que seguia a escola dadaísta, a exposição traz fotos desde os anos 20 até os anos 70.
Imagens icônicas estão reunidas na mostra, incluindo "Le Violon d’ingres" (acima). A exposição é antes de tudo uma aula de artes, com retratos de artistas que se destacaram em suas áreas, como James Joyce, Jean Cocteau, Henri Matisse, André Breton e Georges Braque, para citar apenas alguns.
Também é interessante ver como as assistentes de Man Ray acabaram por se tornar suas musas e amantes, como Lee Miller. Retratada inúmeras vezes, Miller foi peça-chave no desenvolvimento da técnica da solarização, muito usada por Man Ray.
Sua carreira está dividida no tempo que passou em NY, no final da década de 20; a temporada parisiense, interrompida por causa da guerra; a época Hollywoodiana; e seu retorno para Paris, nos anos 70.
A presença repetida de alguns dos retratados demonstra sua importância e influência em sua carreira, como Kiki de Montparnasse e Antonin Artaud.
O ponto alto fica por conta do retrato que Man Ray fez de Igor Stravinsky.
Imperdível.
Até dia 27 de maio.
______________
National Portrait Gallery: St Martin's Place WC2H 0HE
Nenhum comentário:
Postar um comentário