quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Rio de Janeiro / Primavera dos Livros começa hoje


Primavera dos Livros começa hoje, com descontos de até 50%


  • Evento bate recorde, com cem editoras independentes participando Feira homenageia Vinicius de Moraes e Rubem Braga

  • mAURÍCIO mEIRELES
  • o GLOB, 24/10/2013

RIO - A Primavera dos Livros, maior feira de editoras independentes do país, começa sua 13ª edição hoje, às 10h, no Museu da República, com um recorde de expositores: cem, contra 67 do ano passado. O evento, que tem como bandeira ajudar na divulgação de livros que não ganham espaço nas grandes redes de livrarias, oferece descontos de até 50%.
— Tivemos que reconfigurar o espaço para receber todos. É a maior Primavera dos Livros até aqui. A Libre (Liga Brasileira das Editoras Independentes, que organiza o evento) teve muitas adesões nos últimos anos — diz Haroldo Ceravolo, presidente da Libre.
Este ano, a Primavera dos Livros espera receber 50 mil pessoas que, além de comprar livros com desconto, podem participar da programação cultural, que tem curadoria de Suzana Vargas. Esta edição homenageia o poeta Vinícius de Moraes e o cronista Rubem Braga, que têm seu centenário comemorado este ano. O patrono da feira literária é o crítico do GLOBO José Castello. Garrincha, que completaria 80 anos se estivesse vivo, também será lembrado na programação.
— Nossa ideia é que os editores independentes precisam colaborar entre si para competir no mercado de livros. E que esse mercado precisa expressar a bibliodiversidade do Brasil. A Primavera é nossa principal iniciativa. Ela é como gostaríamos que fossem as livrarias, com critérios culturais prevalecendo sobre best-seller — diz Ceravolo.
Além de debates e lançamentos, a Primavera dos Livros conta com programação infantil para quem quiser levar os filhos. No sábado, às 20h, José Castello, um dos homenageados, fala sobre sua paixão pelos livros em uma mesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário