segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Cristina Tardáguila / Os vencedores dos prêmios Gabriel García Márquez de jornalismo

Gabriel García Márquez




Enviado por Cristina Tardáguila
O Globo, 7.12.2013

Na última semana de novembro, um grupo de mais de cem jornalistas latino-americanos se reuniram em Medellín, na Colômbia, para presenciar a entrega dos prêmios Gabriel García Márquez de jornalismo, outorgados pela Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI). Depois de analisar 1.375 inscrições, o júri formado por 37 especialistas escolheu os melhores trabalhos publicados no ano em quatro categorias. Entre os vencedores, que ganharam US$ 15 mil, estava o jornalista brasileiro Lucio Castro, da ESPN, com uma série de matérias sobre a relação do futebol com as ditaduras latino-americanas na década de 1970.

Abaixo, a lista dos vencedores e os links para seus trabalhos.

Categoria Crônica e reportagem
Vencedor: Alejando Almazán (México)
Publicada pela revista Gatopardo, a reportagem "Carta desde La Laguna"mostra como a guerra entre os Zetas e o cartel de Sinaloa fez com que três cidades mexicanas se afundassem no ciclo da morte. 

Imagem jornalísticaVencedor: Esteban Felix (Peru/Nicarágua)
Publicada pela Associated Press
, a série "Azucar amargo: la epidemia misteriosa" documenta milhares de mortes ocorridas entre o Panamá e o sul do México por insuficiência renal. Desde 2000, essa foi a causa de mais de 24 mil mortes em El Salvador e Nicarágua.
Cobertura noticiosa
Vencedor: Lucio Castro (Brasil)
Exibida pelo canal ESPN, a série "Memórias no Chumbo - O futebol nos tempos do Condor" consiste numa investigação sobre as relações entre o futebol e as ditaduras militares do Cone Sul. Dividida em quatro capítulos, um sobre Brasil, um sobre Argentina, um sobre Chile e outro sobre o Uruguai, a reportagem mostra como os militares usaram o futebol como ferramenta de propaganda.

Inovação
Vencedores: Olga Lucía Lozano e a equipe do Proyecto Rosa (Colômbia)
"Proyecto Rosa", publicado pelo site "La Sillavacia", conta a aplicação da lei de vítimas na Colômbia, fazendo um profundo acompanhamento do caso
.

http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/



Nenhum comentário:

Postar um comentário