sábado, 10 de janeiro de 2015

Palindromos e Anagramas


Palindromos e Anagramas
Palíndromo é a palavra, verso, frase ou número que podem ser lidos da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda e significarem a mesma coisa. (Fonte: Dicionário Michaelis) Exemplos:

Palavras
Asa; oco; osso; ovo; e anilina.

Frases  
A droga do dote é todo da gorda.
A diva em Argel alegra-me a vida.
Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos!
Subi no ônibus.
Tucano na CUT.
Anotaram a data da maratona?
Zé de Lima Rua Laura Mil e Dez.

Números:
99; 121; 2002; 15051; e 20-02-2002.

Como se diz palíndromo em inglês?
 Em inglês, o palíndromo é chamado de palindrome . Etimologicamente, palíndromo ou palindrome significa “correr de volta novamente”, vem do grego palin volta, de novo + dramein correr. Fonte: Webster Dictionary.

Exemplos de palíndromos em inglês:
A man, a plan, a canal, Panama!
(Um homem, um plano, um canal, Panamá!)

Madam, I’m Adam.
(Madame, sou o Adam.)

If I had a hi-fi.
(Se eu tivesse um hi-fi.)

Never odd or even.
(Nunca impar ou par. (melhor: Nunca par ou impar.))

No lemon, no melon.
(Sem limão, sem melão.)

Diferença entre Palíndromo e Anagrama
Quando a leitura da esquerda para a direita e da direita para a esquerda gerarem significados diferentes, estamos diante de um anagrama.

Veja estes exemplos:
Roma – amor
Assim – missa

é uma espécie de jogo de palavras, resultando do rearranjo das letras de uma palavra ou frase para produzir outras palavras, utilizando todas as letras originais exatamente uma vez. Fonte: Wikipedia.

Exemplos:
Iracema = América
Pedro = Poder

Anagramas são geralmente expressos na forma de uma equação, com símbolos de igualdade (=) separando o objetivo original e o anagrama resultante.

Exemplos:
Ator = Tora
Rato = Rota

Quando o objetivo e o anagrama resultante formam uma frase completa, um til (~) é comumente utilizado, ao invés de um sinal de igualdade; por exemplo: Semolina ~ Is no meal (semolina não é refeição).

Bons anagramas devem ter seu significado relacionado de alguma maneira com a palavra original, algumas vezes com efeito ofensivo, ferino ou sátirico.

Exemplo:
Argentino = Ignorante.

Uma palavra pode gerar vários anagramas. O vocábulo PRATO com cinco letras pode gerar 120 combinações possíveis. Exemplos: tropa, trapo, parto, porta, rapto, topar, etc.

Para que se descubra quantos anagramas existem em uma palavra de quatro letras, basta fazer a seguinte multiplicação: 4x3x2x1 = 24, já nas de cinco letras, a conta seria: 5x4x3x2x1 = 120. Porém, quando a palavra de cinco letras tem uma delas, ou mais de uma, repetidas, como em ARARA, o cálculo normal (5x4x3x2x1 = 120) é complementado como abaixo:

A,A,A: 3x2x1 = 6
R, R: 2×1 = 2
2×6 = 12

Divide-se, então, o resultado encontrado no de cinco letras (120), pelo obtido com as duas letras repetidas, ou seja, 120 : 12 = 10, donde se conclui que a palavra ARARA permite a formação de 10 anagramas.

Em inglês, anagrama é dito anagram . Anagram pode ser substantivo ou verbo. E passa para o português como anagrama ou anagramatizar (fazer anagrama). Fonte: Merriam-Webster

Exemplos:
a) I anagrammed 120 words.
(Anagramatizei 120 palavras.)

b) Do not disturb. I am anagramming now.
(Não pertube. Estou anagramatizando agora.)


Retirado de:


Nenhum comentário:

Postar um comentário