quinta-feira, 27 de junho de 2024

Ferreira Gullar / Aprendizado

 

Ilustración de Triunfo Arciniegas


Ferreira Gullar
Aprendizado


Do mesmo modo
que da alegria foste
ao fundo
e te perdeste nela
e te achaste
nessa perda
deixa que a dor se exerça agora
sem mentiras
nem desculpas
e em tua carne vaporize
toda ilusão
que a vida só consome


o que a alimenta.




quarta-feira, 26 de junho de 2024

Ferreira Gullar / Cantiga para nao morrer

Ferreira Gullar

Ferreira Gullar
CANTIGA PARA NÃO MORRER

Quando você for se embora,
moça branca como a neve,
me leve.

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.




domingo, 23 de junho de 2024

Eugénio de Andrade / El ofício

 


 

Eugénio de Andracde
O OFÍCIO

Recomeço.
Não tenho outro ofício.

Entre o pólen subtil
e o bolor da palha,
recomeço.

Com a noite de perfil
a medir-me cada passo,

recomeço,
pedra sobre pedra,
a juntar palavras;

quero eu dizer:
ranho baba merda.




sábado, 22 de junho de 2024

Lady Godiva

 


LADY GODIVA

Lady Godiva (pronuncia-se GODAIVA) é uma das figuras femininas mais interessantes da história.  No imaginário coletivo ela será para sempre a Amazônia nua que com seu gesto salvou seu povo de pesados ​​impostos.

 Estamos em Coventry, na Inglaterra de 990 dC, e no condado de Mércia governava Leofric, marido de Lady Godiva, uma bela mulher, cujo nome verdadeiro, presumivelmente, era Godgifu ou Godgyfu, ou "presente de Deus", mais tarde latinizado para Godiva.

 Ambos fervorosamente religiosos, Lady Godiva e o marido muito doaram à Igreja e parece que, incentivado pela esposa, Leofric foi convencido a fundar o mosteiro beneditino de Coventry em 1043.  No entanto, quando Leofric decidiu impor impostos mais pesados ​​ao povo, encontrou oposição da sua esposa que, movida pelo seu espírito caridoso, e sentindo o sofrimento dos seus súbditos, pediu que a tributação não fosse aplicada.

 A esta altura parece que Leofric lhe disse que só não aumentaria os impostos se ela cavalgasse nua pelas ruas de Coventry, desafio que Godiva aceitou sem disparar um tiro, aparecendo no seu cavalo completamente nua, com o único pedido, feito a as pessoas, para ficarem em suas casas e não olharem para ela.

 Os habitantes concordaram, conscientes de que a sua senhora lhes fazia aquele gesto, com exceção de um jovem, um alfaiate chamado Tom que, movido por demasiada curiosidade, fez um buraco nas venezianas da janela para observar a passagem da sua bela senhora. A curiosidade do menino, porém, foi punida, pois ele ficou cego, e foi rebatizado com o apelido de “Peeping Tom”, que hoje, na gíria inglesa, ganhou o significado de um homem que tenta observar secretamente as mulheres quando elas estão sem roupas.  O empreendimento de Lady Godiva valeu a pena, no entanto, pois o seu marido concordou em não aumentar os impostos.  Após a morte de Leofric, Godiva continuou a governar a Mércia sozinha, ganhando o respeito dos novos soberanos normandos, que entretanto haviam tomado posse.

 O nome de Lady Godiva passou a fazer parte da cultura popular e é citado em poemas, operetas, séries de TV, pinturas e canções, como "Don't stop me now" do Queen, de 1978. Em 31 de maio de 1678, foi realizada a primeira comemoração de Lady Godiva. O lendário passeio de Godiva.

Arte: Lady Godiva de JOHN COLLIER,

Lady Godiva (1898).  Óleo sobre tela, 142,2 x 183 cm (55,9 x 72 pol.).  Galeria de Arte e Museu Herbert, Coventry, Inglaterra

sexta-feira, 21 de junho de 2024

François Hardy

 


Jose Guedes
FRANÇOIS HARDY

Quem com mais de 60 anos nunca se apaixonou por FRANÇOISE HARDY? Uma beleza estonteante que ainda cantava lindamente, era demais para os nossos coraçõezinhos e mentes.

Desde terça feira, dia de sua morte aos 80 anos, sua musica não para de tocar na minha "vitrola". Logicamente "L'amitié" é a campeã de repetições, seguida por "La question", "Tous les garçons et les fills", "Comment te dire adieu", "Les temps de l'amour", Mon amie la rose, "Le premier bonheur du Jour", Tant de belles choses"... Viagens a um passado "glorioso"!





quinta-feira, 20 de junho de 2024

Morre o ator Donald Sutherland, de 'Jogos vorazes' e 'M.A.S.H', aos 88 anos

 

Por O GLOBO 


Faleceu nesta quinta-feira (20), em Miami, nos Estados Unidos, o ator Donald Sutherland, aos 88 anos. Ele enfrentava uma doença longa, não informada. Kiefer Sutherland, filho do ator, confirmou a informação em suas redes sociais.

"Com o coração pesado que informo que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, o considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixe intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida", escreveu o astro conhecido pelo trabalho na série "24 horas".


Filmes de Donald Sutherland

Sutherland ficou conhecido pelos trabalhos em "M.A.S.H" (1970), "Orgulho e preconceito" (2005) e "Jogos vorazes" (2012), onde interpretou o vilão Presidente Snow ao longo de quatro filmes. 

Vencedor do Emmy pelo trabalho no telefilme "Cidadão X" (1995), Sutherland nunca foi indicado ao Oscar, mas recebeu uma estatueta honorária pelo conjunto de sua obra em 2017.


— Essa homenagem é muito importante para mim e minha família. É como se uma porta tivesse sido aberta e um vento refrescante tivesse tomado a sala. Queria poder agradecer a todos os personagens que interpretei e a multidão de pessoas responsáveis por eu estar aqui — agradeceu o ator na ocasião. 

O ator foi casado com as atrizes Lois Hardwick, entre 1959 e 1966, e Shirley Douglas, entre 1966 e 1971. Com a segunda teve dois filhos, os gêmeos Rachel e Kiefer Sutherland.

Em 1972, Sutherland se casou pela terceira vez, com a atriz Francine Racette, com quem permaneceu até o fim e com quem teve mais três filhos. Entre os casamentos, o ator também viveu um relacionamento com a atriz Jane Fonda, no início dos anos 1970. 

Quem foi Donald Sutherland?

Nascido em Saint John, no Canadá, em julho de 1935, Sutherland foi um dos nomes mais ativos de Hollywood durante sua carreira, chegando a atuar em até quatro filmes por ano. 

Com voz característica e marcantes olhos azuis, o ator ficou marcado logo no início de sua trajetória, em obras como "Os doze condenados" (1967), "M.A.S.H" (1970), "Os guerreiros pilantes" (1970) e "Klute, o passado condena" (1971).

Ao longo de sua trajetória, o ator trabalhou com nomes importantes do cinema mundial, como Federico Fellini, Alan J. Pakula e Robert Altman. Nos anos 1980, brilhou em "Gente como a gente", drama de Robert Redford vencedor do Oscar de melhor filme. 

Recentemente, o ator foi visto no elenco da série "Homens da lei: Bass Reeves", do Paramount+. Nos cinemas, participou de obras como "Ella e John" (2017), "Ad Astra: rumo às estrelas" (2019) e "Moonfall: ameaça lunar" (2022).


Ele deixa sua esposa, Francine Racette, os filhos Roeg, Rossif, Angus, Kiefer e Rachel, e quatro netos.


O GLOBO

terça-feira, 11 de junho de 2024

Antón Tchekhov / O ódio

 

Anton Tchekhov



Anton TCHEKHOV


"Nada une tão fortemente como o ódio - nem o amor, nem a amizade, nem a admiração." ---(Anton Tchekhov)  


Um avô escravo. Um pai alcoólica e déspota. Uma infância de chicote e ralhos. Uma adolescência doentia e triste. 

Não aceitou entrar para uma Academia que tinha rejeitado Máximo Gorki. 

Escreveu alguns contos universais e belos. 

"Onde não estamos é que estamos bem. Já não estamos no passado, e então ele parece-nos belíssimo."

Como dramaturgo criou obras clássicas e seus contos têm sidos aclamados por escritores e críticos, tanto que ele é considerado um dos mestres do conto moderno. Suas peças  A Gaivota , As Três irmãs fazem parte do repertório teatral mundial.  

Tchekhov foi médico durante a maior parte de sua carreira literária, e em uma de suas cartas ele escreve a respeito: "A medicina é a minha legítima esposa; a literatura é apenas minha amante."


Damata Costa