sábado, 22 de junho de 2024

Lady Godiva

 


LADY GODIVA

Lady Godiva (pronuncia-se GODAIVA) é uma das figuras femininas mais interessantes da história.  No imaginário coletivo ela será para sempre a Amazônia nua que com seu gesto salvou seu povo de pesados ​​impostos.

 Estamos em Coventry, na Inglaterra de 990 dC, e no condado de Mércia governava Leofric, marido de Lady Godiva, uma bela mulher, cujo nome verdadeiro, presumivelmente, era Godgifu ou Godgyfu, ou "presente de Deus", mais tarde latinizado para Godiva.

 Ambos fervorosamente religiosos, Lady Godiva e o marido muito doaram à Igreja e parece que, incentivado pela esposa, Leofric foi convencido a fundar o mosteiro beneditino de Coventry em 1043.  No entanto, quando Leofric decidiu impor impostos mais pesados ​​ao povo, encontrou oposição da sua esposa que, movida pelo seu espírito caridoso, e sentindo o sofrimento dos seus súbditos, pediu que a tributação não fosse aplicada.

 A esta altura parece que Leofric lhe disse que só não aumentaria os impostos se ela cavalgasse nua pelas ruas de Coventry, desafio que Godiva aceitou sem disparar um tiro, aparecendo no seu cavalo completamente nua, com o único pedido, feito a as pessoas, para ficarem em suas casas e não olharem para ela.

 Os habitantes concordaram, conscientes de que a sua senhora lhes fazia aquele gesto, com exceção de um jovem, um alfaiate chamado Tom que, movido por demasiada curiosidade, fez um buraco nas venezianas da janela para observar a passagem da sua bela senhora. A curiosidade do menino, porém, foi punida, pois ele ficou cego, e foi rebatizado com o apelido de “Peeping Tom”, que hoje, na gíria inglesa, ganhou o significado de um homem que tenta observar secretamente as mulheres quando elas estão sem roupas.  O empreendimento de Lady Godiva valeu a pena, no entanto, pois o seu marido concordou em não aumentar os impostos.  Após a morte de Leofric, Godiva continuou a governar a Mércia sozinha, ganhando o respeito dos novos soberanos normandos, que entretanto haviam tomado posse.

 O nome de Lady Godiva passou a fazer parte da cultura popular e é citado em poemas, operetas, séries de TV, pinturas e canções, como "Don't stop me now" do Queen, de 1978. Em 31 de maio de 1678, foi realizada a primeira comemoração de Lady Godiva. O lendário passeio de Godiva.

Arte: Lady Godiva de JOHN COLLIER,

Lady Godiva (1898).  Óleo sobre tela, 142,2 x 183 cm (55,9 x 72 pol.).  Galeria de Arte e Museu Herbert, Coventry, Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário