sábado, 9 de janeiro de 2016

Indiana Jones é a melhor personagem da história do cinema







Indiana Jones é a melhor personagem 

da história do cinema


Mais de dez mil leitores da revista Empire votaram as melhores personagens de sempre do cinema e o arqueólogo criado por George Lucas bateu toda a concorrência, relegando James Bond para um honroso segundo lugar.


O arqueólogo e aventureiro Indiana Jones, criado por George Lucas numa homenagem aos heróis de acção da década de 1930 e interpretado por Harrison Ford em vários filmes de Steven Spielberg – Os Salteadores da Arca Perdida inaugurou a série em 1981 – foi considerado a melhor personagem de sempre do cinema. Mais de dez mil leitores participaram no inquérito lançado pela revista Empire, que já divulgou online o top ten da sua classificação das 100 grandes personagens de filmes.
O  mais recente número desta revista inglesa dedicada ao cinema comercial inclui ainda o resultado de uma votação das melhores personagens de séries televisivas, numa lista liderada por Walter White (interpretado por Bryan Cranston), o profesor liceal de Química de Breaking Bad (Ruptura Total) que, após ser diagnosticado com um cancro no pulmão, decide envolver-se com um aluno  na produção e venda ilegal de metanfetaminas para deixar algum dinheiro à família.
Na classificação das personagens de filmes, Indiana Jones teve como rival mais próximo James Bond, o celebérrimo agente 007, criado pelo escritor Ian Fleming e popularizado no cinema por Sean Connery, Roger Moore, Pierce Brosnan, Daniel Craig e mais uma dezena de actores.
O terceiro lugar no pódio coube a outra criação de George Lucas, Han Solo, o mercenário de Guerra das Estrelas, também ele interpretado, na trilogia original da saga, por Harrison Ford.
Segue-se, na quarta posição, Batman, alter-ego de Bruce Wayne, o primeiro da lista a vir do universo da BD. Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney e Christian Bale foram alguns dos actores que interpretaram a personagem no cinema.
A única mulher nesta classificação surge em quinto lugar: Ellen Ripley, a protagonista (interpretada por Sigourney Weaver) da saga iniciada em 1979 com Alien, o 8.º Passageiro, de Ridley Scott.
A BD de Bob Finger e Bill Kane, criadores de Batman, reaparece na sexta posição, agora com o vilão Joker, cujas interpretações mais carismáticas se devem a Jack Nicholson, em Batman (1989), de Tim Burton, e a Heath Ledger, em O Cavaleiro das Trevas (2008), de Christopher Nolan.
A 7.ª personagem mais votada pelos leitores da Empire é o detective John McClane, interpretado por Bruce Willis na saga Die Hard, iniciada em 1988 com Assalto ao Arranha-Céus. Que McClane tenha sido valorizado em detrimento do seu óbvio antecessor Harry Callahan, vulgo Dirty Harry, interpretado por Clint Eastwood, não é algo que diga necessariamente bem dos leitores da Empire.
Os três últimos lugares do top ten são ocupados por Tyler Durden, a personagem interpretada por Brad Pitt em Clube de Combate (1999), de David Fincher, outra contribuição da Guerra das Estrelas, o icónico Darth Vader, que se deixou seduzir, como é sabido, pelo lado negro da Força, e The Dude (Jeff Bridges), protagonista de O Grande Lebowski (1998), dos irmãos Coen, um homem que gosta de beber umas cervejas e de jogar bowling com os amigos.
Empire já tinha promovido uma classificação idêntica em 2008 e a comparação entre ambas as listas sugere que as preferências evoluíram para personagens que correspondem a diferentes variações do herói de filme de aventuras, como Indiana Jones, James Bond ou John McClane, em detrimento de personagens mais dificilmente catalogáveis ou de vilões. O pódio de 2008 era constituído por Tyler Durden, de Clube de Combate, Darth Vader e Joker.
E os dez primeiros de 2008 incluíam ainda Hannibal Lecter, a personagem criada pelo romancista Thomas Harris que Anthony Hopkins encarnou pela priemira vez em O Silêncio dos Inocentes (1991), de Jonathan Demme, o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp), da saga Piratas das Caraíbas, ou o patriarca da familia Corleone, interpretado respectivamente por Marlon Brando e Robert De Niro nos dois primeiros filmes da trilogia O Padrinho, que Francis Ford Coppola realizou a partir dos livros de Mario Puzo.
Surpreendente, em ambas as listas, é a ausência, nas primeiras posições, de personagens das sagas de Harry Potter O Senhor dos Anéis. Em 2008, o dissimulado Gollum ainda alcançou um simpático 13.º lugar, muito à frente do sábio feiticeiro Gandalf (28.º) ou do nobre Aragorn (31.º); Harry Potter ficou-se por um 36.º lugar.
Das três personagens mais votadas em 2015, a terceira, Han Solo, foi a mais votada em 2008, tendo ficado em quarto lugar. Da primeira vez, Indiana Jones não foi além do 6.º, e James Bond não conseguiu sequer alcançar o top ten, ainda que por uma unha negra, quedando-se em 11.º.
Já a classificação agora divulgada pela Empire das melhores personagens de séries televisivas, sendo bastante ecléctica, confirma claramente a atracção exercida pelos anti-heróis: após Walter White, de Ruptura Total, o pacato professor que mergulha no crime, vem o carismático anão de A Guerra dos Tronos, Tyrion Lannister, interpretado pelo notável Peter Dinklage, e o desajeitado mas devotado pai de família Homer Simpson, da série de animação Os Simpsons.
Seguem-se o Dr. Who da série homónima inglesa de ficção científica, estreada em 1963 e ainda em exibição – Peter Capaldi, o actual Dr. Who, é o 12.º actor a asumir a personagem –, o gangster depressivo Tony Soprano, interpretado na série Os Sopranos pelo recém-desaparecido James Gandolfini, e o Sherlock Holmes de Conan Doyle na sua reinvenção contemporânea emSherlock, série em que o detective de Baker Street é interpretado pelo actor britânico Benedict Cumberbatch.
Também esta lista só tem uma mulher, Buffy Summers, a heroína de Buffy: Caçadora de Vampiros, interpretada por Sarah Michelle Gellar. Completam otop ten Jack Bauer (Kiefer Sutherland), da série 24, Omar Little (Michael K. Williams), de The Wire, e Frank Underwood (Kevin Spacey), de House of Cards.




Nenhum comentário:

Postar um comentário