segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Astor Piazzolla / Oblivion




Astor Piazzolla

Oblivion



Ástor Pantaleón Piazzolla (March 11, 1921 - July 4, 1992) was an Argentine tango composer and bandoneón player. His oeuvre revolutionized the traditional tango into a new style termed nuevo tango, incorporating elements from jazz and classical music. A virtuoso bandoneónist, he regularly performed his own compositions with different ensembles.

Astor Piazzolla, compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX, estudou harmonia e música erudita com a compositora e diretora de orquestra francesa Nadia Boulanger. Em sua juventude, tocou e realizou arranjos orquestrais para o bandoneonista, compositor e diretor Aníbal Troilo.


Quando começou a fazer inovações no tango, no ritmo, no timbre e na harmonia, foi muito criticado pelos tocadores de tango mais antigos. Ao voltar de Nova Iorque, Piazzolla já mostrava a forte influência do Jazz em sua música, estabelecendo então uma nova linguagem, seguida até hoje.
Quando os mais ortodoxos, durante a década de 60, bradaram que a música dele não era de fato tango, Piazzolla respondia-lhes que era música contemporânea de Buenos Aires. Para seus seguidores e apreciadores, essa música certamente representava melhor a imagem da metrópole argentina.


Piazzola deixou uma discografia invejável, tendo gravado com Gary Burton, Tom Jobim, entre outros músicos que o acompanharam, como o também notável violinista Fernando Suarez Paz.


Entre seus mais destacados parceiros na Argentina estão a cantante Amelita Baltar e o poeta Horacio Ferrer, além do escritor Jorge Luís Borges.



Nenhum comentário:

Postar um comentário