terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Boracay / Encanto de fogo e luz


Boracay, Bulabog Beach, kitesurfing. Fotografia Tatiana Sato

Boracay

Encanto de fogo e luz

10 MAIO 2014, 
TATIANA SATO
Quando o sol se põe de forma majestosa, você sabe que está em Boracay.
Boracay é, atualmente, a ilha mais conhecida nas Filipinas. Ela sempre foi destino de férias para muitos asiáticos, mas desde que foi eleita a segunda praia mais bonita do mundo pelo Trip Advisor em 2011, ela passou a ser destino para muitos turistas que vêm de países ocidentais também.

Boracay, White Beach Station 1. Fotografia Tatiana Sato

A praia mais conhecida e movimentada é a White Beach e é onde estão localizadas a maioria dos hotéis, bares e restaurantes e está a oeste da ilha. De lá, se pode presenciar o incrível pôr-do-sol que é sempre um espetáculo de tirar o fôlego. Oposto a White Beach, está Bulabog, uma praia com mais vento e ondas onde é comum a prática de windsurfing e kiteboarding.
É interessante perceber a mudança que aconteceu ao longo dos anos. Desde que cheguei às Filipinas, vou a Boracay pelo menos uma vez por ano. Não que as Filipinas não tenham outra coisa a oferecer (bem o contrário disso), mas as facilidades que se encontram em Boracay associadas à praia e ao pôr-do-sol incríveis fazem desse destino um lugar que associa beleza natural, conforto e uma vida noturna bastante ativa.
Boracay, White Beach Station 2. Fotografia Tatiana Sato

Há quatro verões, a presença de ocidentais se resumia a europeus do leste, como russos, que, por algum motivo, escolhiam essa praia como seu destino de verão. A maioria dos freqüentadores, no entanto, era oriental e como estes preferem ter a pele branca e não gostam de se bronzear, os 4 km da White Beach ficavam praticamente vazios durante o dia. À medida que a hora do pôr do sol chegava, o movimento na praia e no passeio marítimo aumentava e se percebia quantidade de pessoas que estavam lá. Hoje, a praia já está cheia durante as manhãs, embora à noite o movimento aumente bastante.
Durante o dia, ao longo da White Beach, são oferecidas diversas atividades, de windsurfbanana boat e kiteboarding até passeios em barcos pelas ilhas ao redor de Boracay. Este último se chama island hopping, uma atividade bastante comum nas praias das Filipinas. O island hopping de Boracay oferece um passeio até Canyon Cove, uma ilha privada, e alguns pontos para se praticar o snorkel, cuja água transparente permite uma ótima visibilidade. É recomendável sempre pechinchar: nas Filipinas, assim como em muitos países do Sudeste Asiático, pechinchar é uma prática comum e esperada. Então, não fiquem com receio de pedir um preço muito abaixo daquele que está sendo oferecido: ninguém, em sã consciência, irá fazer um negócio se este for dar prejuízo.
Boracay, barco. Fotografia Tatiana Sato

White Beach é dividida em três sessões, chamadas por Station 1Station 2 e Station 3. Cada uma delas tem suas características: a Station 1, localizada mais ao norte da ilha, tem a maior concentração de resorts e hotéis de luxo; a Station 2 é a região central e a mais movimentada, onde estão concentrados os hotéis de preço médio, o centro comercial D-Mall e a maioria dos bares e restaurantes; e a Station 3, que está mais ao sul da ilha e é a região onde se pode encontrar acomodação com melhor preço. Desta última também saem os barcos que fazem o island hopping.
À noite, a praia muda de cara: muitos restaurantes montam suas mesas na praia e vários oferecem frutos do mar frescos, preparados da maneira que o consumidor preferir, entre eles camarões enormes e lagostas frescas (dica: a lagosta é realmente fresca quando a carne da sua barriga é branca; se ela estiver escurecendo, a lagosta não é tão fresca assim). A última vez que estivemos, éramos um grupo de quatro pessoas e escolhemos um restaurante à beira da praia. Pedimos dois peixes (o meu favorito é o lapu-lapu, um peixe rosado cujo nome foi dado em homenagem a um herói filipino), oito camarões, arroz e berinjela na brasa, servida com cebola e molho à base de shoyu (molho de soja) e pimenta. Essa refeição, com as bebidas, nos custou aproximadamente PHP 4,000.00, ou seja, menos que EUR 80.00.
Boracay, White Beach Station 2. Fotografia Tatiana Sato

Para aqueles que gostam de sair para conhecer pessoas, existe o Pub Crawl Boracay. Esta atividade oferece entrada em cinco bares ou discotecas e permite que o participante conheça pessoas de outras nacionalidades. É altamente recomendado para aqueles que viajam sozinhos ou grupos de amigos que querem conhecer pessoas novas.
A forma mais fácil de chegar à Boracay sem recorrer a um agente de turismo é através do aeroporto de Caticlan. De lá, se pega um tricycle que o leva ao porto em cinco minutos. No porto, se tem que comprar três bilhetes: o environmental fee (que custa por volta de PHP 100.00), o port fee (PHP 40.00) e a tarifa do barco que o levará à ilha em uma pequena viagem que demorará 15 minutos.
Ao se chegar ao porto de Boracay, para se chegar ao hotel escolhido, se tem que pegar outro tricycle. Em geral, o preço é de PHP 100.00. Ao se fazer a reserva do hotel, recomendo que peçam pontos de referência, além das estações, para que o tricycle possa deixá-lo no lugar correto.
Boracay, White Beach Station 1. Fotografia Tatiana Sato

Outra forma de se ir a Boracay é através do aeroporto de Kalibo. Embora os voos para esse aeroporto sejam mais baratos, ele está à uma hora e meia do porto de Caticlan e a viagem pode ser bastante cansativa porque a estrada não é muito regular. Como esta é uma opção para se chegar a Boracay, muitas empresas oferecem transporte até o porto e o preço varia, segundo o meio de transporte escolhido (que podem ser vans ou ônibus).
De qualquer forma que se chegue a Boracay, aproveite. Essa é uma ilha que oferece praias lindíssimas, bons restaurantes e uma vida noturna bastante ativa. Quaisquer sejam seus planos, a diversão lá é garantida.

Tatiana Sato
Viajante por natureza e escritora por paixão, essa brasileira com genes japoneses e nome russo mora fora do Brasil desde junho de 2007. Nascida e criada em São Paulo, Tatiana Sato mora atualmente em Manila, nas Filipinas, mas já viveu em Dublin, Irlanda, e em Barcelona, Espanha. Eternamente curiosa e apaixonada pela beleza da vida, uma "cientista da vida", é autora do blog Trotamundos by Tati Sato, onde descreve suas experiências pessoais, e colaboradora e editora-assistente do Brasileiras pelo Mundo, um blog no qual brasileiras que moram no exterior compartilham suas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário