sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Manoel de Barros / Biografia



Manoel de Barros
(1916 - 2014)
BIOGRAFIA
Que hei de fazer se de repente a manhã voltar?
Que hei de fazer?
— Dormir, talvez chorar
”.

Manoel Wenceslau Leite de Barros nasceu em Cuiabá (MT) no Beco da Marinha, beira do Rio Cuiabá, em 19 de dezembro de 1916, filho de João Venceslau Barros, capataz com influência naquela região. Mudou-se para Corumbá (MS), onde se fixou de tal forma que chegou a ser considerado corumbaense. Atualmente mora em Campo Grande (MS). É advogado, fazendeiro e poeta.

Tinha um ano de idade quando o pai decidiu fundar fazenda com a família no Pantanal: construir rancho, cercar terras, amansar gado selvagem. Nequinho, como era chamado carinhosamente pelos familiares,  cresceu brincando no terreiro em frente à casa, pé no chão, entre os currais e as coisas "desimportantes" que marcariam sua obra para sempre. "Ali o que eu tinha era ver os movimentos, a atrapalhação das formigas, caramujos, lagartixas. Era o apogeu do chão e do pequeno."






Com oito anos foi para o colégio interno em Campo Grande, e depois no Rio de Janeiro. Não gostava de estudar até descobrir os livros do padre Antônio Vieira: "A frase para ele era mais importante que a verdade, mais importante que a sua própria fé. O que importava era a estética, o alcance plástico. Foi quando percebi que o poeta não tem compromisso com a verdade, mas com a verossimilhança." Um bom exemplo disso está num verso de Manoel que afirma que "a quinze metros do arco-íris o sol é cheiroso." E quem pode garantir que não é? "Descobri que servia era pra aquilo: Ter orgasmo com as palavras." Dez anos de internato lhe ensinaram a disciplina e os clássicos a rebeldia da escrita.

Mas o sentido total de liberdade veio com "Une Saison en Enfer" de Arthur Rimbaud (1854-1871), logo que deixou o colégio. Foi quando soube que o poeta podia misturar todos os sentidos. Conheceu pessoas engajadas na política, leu Marx e entrou para a Juventude Comunista. Seu primeiro livro, aos 18 anos, não foi publicado, mas salvou-o da prisão. Havia pichado "Viva o comunismo" numa estátua, e a polícia foi buscá-lo na pensão onde morava. A dona da pensão pediu para não levar o menino, que havia até escrito um livro. O policial pediu para ver, e viu o título: "Nossa Senhora de Minha Escuridão". Deixou o menino e levou a brochura, único exemplar que o poeta perdeu para ganhar a liberdade.






Quando seu líder Luiz Carlos Prestes foi solto, depois de dez anos de prisão,Manoel esperava que ele tomasse uma atitude contra o que os jornais comunistas chamavam de "o governo assassino de Getúlio Vargas." Foi, ansioso, ouvi-lo no Largo do Machado, no Rio. E nunca mais se esqueceu: "Quando escutei o discurso apoiando Getúlio — o mesmo Getúlio que havia entregue sua mulher, Olga Benário, aos nazistas — não agüentei. Sentei na calçada e chorei. Saí andando sem rumo, desconsolado. Rompi definitivamente com o Partido e fui para o Pantanal".

Mas a idéia de lá se fixar e se tornar fazendeiro ainda não havia se consolidado no poeta. Seu pai quis lhe arranjar um cartório, mas ele preferiu passar uns tempos na Bolívia e no Peru, "tomando pinga de milho". De lá foi direto para Nova York, onde morou um ano. Fez curso sobre cinema e sobre pintura no Museu de Arte Moderna. Pintores como Picasso, Chagall, Miró, Van Gogh, Braque reforçavam seu sentido de liberdade. Entendeu então que a arte moderna veio resgatar a diferença, permitindo que "uma árvore não seja mais apenas um retrato fiel da natureza: pode ser fustigada por vendavais ou exuberante como um sorriso de noiva" e percebeu que "os delírios são reais em Guernica, de Picasso". Sua poesia já se alimentava de imagens, de quadros e de filmes. Chaplin o encanta por sua despreocupação com a linearidade. Para Manoel, os poetas da imagem são Federico Fellini, Akira Kurosawa, Luis Buñuel ("no qual as evidências não interessam") e, entre os mais novos, o americano Jim Jarmusch. Até hoje se confessa um "...'vedor' de cinema. Mas numa tela grande, sala escura e gente quieta do meu lado".



Voltando ao Brasil, o advogado Manoel de Barros conheceu a mineira Stella no Rio de Janeiro e se casaram em três meses. No começo do namoro a família dela — mineira — se preocupou com aquele rapaz cabeludo que vivia com um casaco enorme trazido de Nova York e que sempre se esquecia de trazer dinheiro no bolso. Mas, naquela época, Stella já entendia a falta de senso prático do noivo poeta. Por isso, até hoje Manoel a chama de "guia de cego". Stella o desmente: "Ele sempre administrou muito bem o que recebeu." E continuam apaixonados, morando em Campo Grande (MS). Têm três filhos, Pedro, João e Marta (que fez a ilustração da capa da 2a. edição do "Livro das pré-coisas") e sete netos.

Escreveu seu primeiro poema aos 19 anos, mas sua revelação poética ocorreu aos 13 anos de idade quando ainda estudava no Colégio São José dos Irmãos Maristas, no Rio de Janeiro, cidade onde residiu até terminar seu curso de Direito, em 1949. Como já foi dito, mais tarde tornou-se fazendeiro e assumiu de vez o Pantanal.






Seu primeiro livro  foi publicado no Rio de Janeiro, há mais de sessenta anos, e se chamou "Poemas concebidos sem pecado". Foi feito artesanalmente por 20 amigos, numa tiragem de 20 exemplares e mais um, que ficou com ele.

Nos anos 80, Millôr Fernandes começou a mostrar ao público, em suas colunas nas revistas Veja e Isto é e no Jornal do Brasil, a poesia de Manoel de Barros. Outros fizeram o mesmo: Fausto Wolff, Antônio Houaiss, entre eles. Os intelectuais iniciaram, através de tanta recomendação, o conhecimento dos poemas que a Editora Civilização Brasileira publicou, em quase a sua totalidade, sob o título de "Gramática expositiva do chão".

Hoje o poeta é reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais originais do século e mais importantes do Brasil. Guimarães Rosa, que fez a maior revolução na prosa brasileira, comparou os textos de Manoel a um "doce de coco". Foi também comparado a São Francisco de Assis pelo filólogo Antonio Houaiss, "na humildade diante das coisas. (...) Sob a aparência surrealista, a poesia de Manoel de Barros é de uma enorme racionalidade. Suas visões, oníricas num primeiro instante, logo se revelam muito reais, sem fugir a um substrato ético muito profundo. Tenho por sua obra a mais alta admiração e muito amor." Segundo o escritor João Antônio, a poesia deManoel vai além: "Tem a força de um estampido em surdina. Carrega a alegria do choro." Millôr Fernandes afirmou que a obra do poeta é "'única, inaugural, apogeu do chão." E Geraldo Carneiro afirma: "Viva Manoel violer d'amores violador da última flor do Laço inculta e bela. Desde Guimarães Rosa a nossa língua não se submete a tamanha instabilidade semântica". Manoel, o tímido Nequinho, se diz encabulado com os elogios que "agradam seu coração".






O poeta foi agraciado com o “Prêmio Orlando Dantas” em 1960, conferido pela Academia Brasileira de Letras ao livro “Compêndio para uso dos pássaros”. Em 1969 recebeu o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal pela obra “Gramática expositiva do chão” e, em 1997, o "Livro sobre nada” recebeu o  Prêmio Nestlé, de âmbito nacional. Em 1998, recebeu o Prêmio Cecília Meireles (literatura/poesia), concedido  pelo Ministério da Cultura.

Numa entrevista concedida a José Castello, do jornal "O Estado de São Paulo", em agosto de 1996, ao ser perguntado sobre qual sua rotina de poeta, respondeu:

"Exploro os mistérios irracionais dentro de uma toca que chamo 'lugar de ser inútil'. Exploro há 60 anos esses mistérios. Descubro memórias fósseis. Osso de urubu, etc. Faço escavações. Entro às 7 horas, saio ao meio-dia. Anoto coisas em pequenos cadernos de rascunho. Arrumo versos, frases, desenho bonecos. Leio a Bíblia, dicionários, às vezes percorro séculos para descobrir o primeiro esgar de uma palavra. E gosto de ouvir e ler "Vozes da Origem". Gosto de coisas que começam assim: "Antigamente, o tatu era gente e namorou a mulher de outro homem". Está no livro "Vozes da Origem", da antropóloga Betty Mindlin. Essas leituras me ajudam a explorar os mistérios irracionais. Não uso computador para escrever. Sou metido. Sempre acho que na ponta de meu lápis tem um nascimento."






Diz que o anonimato foi "por minha culpa mesmo. Sou muito orgulhoso, nunca procurei ninguém, nem freqüentei rodas, nem mandei um bilhete. Uma vez pedi emprego a Carlos Drummond de Andrade no Ministério da Educação e ele anotou o meu nome. Estou esperando até hoje", conta. Costuma passar dois meses por ano no Rio de Janeiro, ocasião em que vai ao cinema, revê amigos, lê e escreve livros.

Não perdeu o orgulho, mas a timidez parece cada vez mais diluída. Ri de si mesmo e das glórias que não teve. "Aliás, não tenho mais nada, dei tudo para os filhos. Não sei guiar carro, vivo de mesada, sou um dependente", fala. Os rios começam a dormir pela orla, vaga-lumes driblam a treva.  Meu olho ganhou dejetos, vou nascendo do meu vazio, só narro meus nascimentos."

O diretor Pedro Cezar filma "Só dez por cento é mentira", um documentário sobre a vida do poeta que deverá ser exibido em abril de 2007. O título do filme refere-se a uma frase de Manoel de Barros: "Noventa por cento do que escrevo é invenção. Só dez por cento é mentira".




Obras publicadas no Brasil:

1937 — Poemas concebidos sem pecado

1942 — Face imóvel

1956 — Poesias
1960 — Compêndio para uso dos pássaros

1966 — Gramática expositiva do chão

1974 — Matéria de poesia

1982 — Arranjos para assobio

1985 — Livro de pré-coisas (Ilustração da capa: Martha Barros)

1989 — O guardador  das águas

1990 — Poesia quase toda

1991 — Concerto a céu aberto para solos de aves

1993 — O livro das ignorãças

1996 — Livro sobre nada (Ilustrações de Wega Nery)

1998 — Retrato do artista quando coisa (Ilustrações de Millôr Fernandes)

1999 — Exercícios de ser criança

2000 — Ensaios fotográficos

2001 — O fazedor de amanhecer (infantil)

2001 — Poeminhas pescados numa fala de João

2001 — Tratado geral das grandezas do ínfimo (Ilustrações de Martha Barros)

2003 — Memórias inventadas  (A infância) (Ilustrações de Martha Barros)

2003 — Cantigas para um passarinho à toa

2004 — Poemas rupestres (Ilustrações de Martha Barros)

2005 — Memórias inventadas II (A segunda infância) (Ilustrações de Martha Barros)

2007 — Memórias inventadas III (A terceira infância) (Ilustrações de Martha Barros)
Prêmios recebidos:

1960 — Prêmio Orlando Dantas - Diário de Notícias, com o livro "Compêndio para uso dos pássaros"
1966 — Prêmio Nacional de poesias, com o livro "Gramática expositiva do chão"
1969 - Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal, com o livro "Gramática expositiva do chão"
1989 — Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria Poesia, como o livro "O guardador de águas"
1990 — Prêmio Jacaré de Prata da Secretaria de Cultura de Mato Grosso do Sul como melhor escritor do ano
1996 — Prêmio Alfonso Guimarães da Biblioteca Nacional, com o livro "Livro das ignorãças"
1997 — Prêmio Nestlé de Poesia, com o livro "Livro sobre nada"
1998 — Prêmio Nacional de Literatura do Ministério da Cultura, pelo conjunto da obra
2000 — Prêmio Odilo Costa Filho - Fundação do Livro Infanto Juvenil, com o livro "Exercício de ser criança"
2000 — Prêmio Academia Brasileira de Letras, com o livro "Exercício de ser criança"
2002 — Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria livro de ficção, com "O fazedor de amanhecer"
2005 — Prêmio APCA 2004 de melhor poesia, com o livro "Poemas rupestres"
2006 — Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira, com o livro "Poemas rupestres"



Obras publicadas no exterior:

Portugal:
2000 — Encantador de Palavras. Organização e seleção Walter Hugo Mãe. Vila Nova de Famalicão, Quasi, 2000.

França:
2003 — La Parole sans Limites. Une Didactique de lInvention [O Livro das Ignorãças]. Édition Bilingue. Tradução e apresentação Celso Libânio. Ilustração Cicero Dias. Paris: Éditions Jangada.

Espanha:

2005 - Riba del dessemblat (Antologia Poética), Ed. Catalã, Lleonard Muntaner, Editor.

Os dados acima foram obtidos em livros do autor, no livro "Inventário das Sombras", de José Castello, no site da Fundação Manoel de Barros, na revista "Veja", edição de 05/01/94, artigo de Geraldo Mayrink, e em outros sites da Internet.


RELEITURAS





FORTUNA CRÍTICA DE MANOEL DE BARROS
[Bibliografia sobre a vida e obra de Manoel de Barros]
AGUA LUSA, José Eduardo. Manoel de Barros – Gramática expositiva do chão (poesia quase toda).In: Colóquio/Letras. Porto: Jan-jun. 1995, nº 135/6.
Manoel de Barros
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira[Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin]. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
ALMEIDA, Marinei. Entre vôos, pântanos e ilhas: Um estudo comparado entre Manoel de Barros e Eduardo White. (Tese Doutorado Letras). Universidade de São Paulo, USP, 2008.
AMÂNCIO, Moacir. O caso literário do exímio poeta Manoel de Barros. In: O estado de São Paulo, São Paulo. 28 de abr, 1989.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2010.
ANDRADE JR, Antonio Francisco de. Com olhos de ver: poesia e fotografia em Manoel de Barros. Cadernos de Letras da UFF – PIBIC – GLC, nos 30-31, 2004-2005. Disponível no link.
ANTOS, Henrique Pimenta. Os processos de concisão e de construção da imagem nos poemas de Manoel de Barros. (Dissertação mestrado em Letras). Universidade Federal de Mato grosso do sul, 2005.
AQUINO, Marcela Ferreira Medina deFaces do poeta pop. O caso Manoel de Barros na poesia brasileira contemporânea. (Tese Doutorado Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2010.
BARBOSA, Ana Maria dos Anjos Martins. Manoel de Barros: Ethos e oralidade no chão do Pantanal. (Dissertação Mestrado Letras). Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, 2010.
BARBOSA, Ana Maria dos Anjos Martins; SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. Manoel de Barros: Ethos e oralidade na literatura sul-mato-grossense. In: Paulo Sérgio Nolasco dos Santos. (Org.). Literatura, Arte e Cultura na fronteira Sul-mato-grossense. 1ª ed. Dourados: Editora Seriema, 2010, v. , p. 88-101.
BARBOSA, Ana Maria dos Anjos Martins; SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. Manoel de Barros: ethos e oralidade no chão do Pantanal. Papéis (UFMS), v. v.13, p. 15-34, 2010.
BARBOSA, Ana Maria dos Anjos Martins; SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. Manoel de Barros e o chão o Pantanal: viver na fronteira, viver nas margens. In: IX Jornadas Andinas de Literatura Latino Americana - Jalla Brasil 2010, agosto 2010, 2010, Niterói-RJ. Anais das IX Jornadas Andinas de Literatura Latino – Americana, JALLA 2010. Niterói, 2010. p. 158-165.
BARBOSA, Ana Maria dos Anjos Martins; SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. A discursivização sobre o local como pertencimento na poética de Manoel de Barros. In: I Encontro diálogos entre letras EDEL. Dourados: UFGD, 2011.
BARBOSA, Ana Maria dos Anjos Martins; SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. Manoel de Barros e o chão do Pantanal: Oralidade e cultura. In: I Coloquio NECC -Proejtos criticos na pós-graduação, 2010, Campo Grande. ANAIS do I Colóquio NECC Projetos Críticos na Pós-graduação. Campo Grande: UFMS, 2010. v. 01. p. p.260-270.
BARBOSA, Ana Maria dos Anjos Martins; SANTOS, Paulo Sérgio Nolasco dos. A constituição do sujeito em Livro de pré-coisas, de Manoel de Barros: uma leitura sob o olhar da semiótica. In: MÖEBIUS -I Encontro do grupo de Estudos Interdisciplinares de Literatura e Teoria Literária- ANAIS. Dourados: UFGD, 2010. v. 1. p. 01-16.
BARBOSA, Luiz Henrique. Palavras do chão: um olhar sobre a linguagem adâmica em Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado Estudo Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG,1995.
BARBOSA, Luiz Henrique. Palavras do chão: um olhar sobre a linguagem adâmica em Manoel de Barros. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2003. v. 1. 133 p.
BARBOSA, Luiz Henrique. Sujeito, Crítica e Invenção nas Poéticas de João Cabral de Melo Neto e Manoel de Barros. (Tese Doutorado Literaturas de Língua Portuguesa). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, 2010.
BARRA, Cynthia de Cássia SantosÉ invío e ardente o que o sabiá não diz: uma leitura de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG,2000.
BARROS, Nismária Alves David. "Avançar para o começo": o mito na poesia de Manoel de Barros. Ipotesi (UFJF), v. 9, p. 135-146, 2006.
BARROS, Nismária Alves David. A (meta) poesia de Manoel de Barros: do lúdico à manifestação do mito. (Dissertação Mestrado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2004.
BARROS, Nismária Alves David. A Poesia de Manoel de Barros e o mito de origem. Terra Roxa e Outras Terras, Universidade Estadual Londrina, v. 5, p. 17-32, 2005. Disponível no link. (acessado 19.01.2012).
BARROS, Nismária Alves David. O lugar do leitor na poesia de Manoel de Barros. (Tese de Doutorado em Letras e Lingüística). Universidade Federal de Goiás, UFG, 2010.
Manoel de Barros.
BARROS, Nismária Alves David; LEITE, G. M. M. A (meta) poesia de Manoel de Barros: do lúdico à manifestação do mito. In: IV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, 2004, Araraquara. Caderno de Artigos: Anais do IV Seminário de Pesquisa. Araraquara: Fundunesp, 2003. p. 309-315.
BARROS, Nismária Alves David; SOARES, R. P. F.A possível coexistência entre poesia e educação: uma apresentação do poeta Manoel de Barros. Trilhos (Pires do Rio), Pires do Rio-GO, v. 3, p. 110-117, 2005.
BASEIO, Maria Auxiliadora Fontana. Entre a magia da voz e a artesania da letra: o sagrado em Manoel de Barros e Mia Couto. (Tese de doutorado). São Paulo: FFLCH – Universidade de São Paulo, 2007, p. 274.
BÉDA, Walquiria Gonçalves. A construção poética de si mesmo: Manoel de Barros e autobiografia. (Tese doutorado em Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Fillho, 2007.
BÉDA, Walquiria Gonçalves. Breve estudo sobre o Inventário Bibliográfico sobre Manoel de Barros e sua poética. Papéis, Campo Grande, v. 7, n. 1, p. 17-21, 2005.
BÉDA, Walquiria Gonçalves. Conversamentos entre Barros e Rosa. Veredas de Rosa II, Belo Horizonte, v. II, n. 1, p. 829-834, 2003.
BÉDA, Walquiria Gonçalves. O Inventário Bibliográfico sobre Manoel de Barros ou Me encontrei no azul de sua tarde. (Dissertação Mestrado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2002.
BRUNACCI, Maria Izabel. A crítica da modernidade na poética de Manoel de Barros e José Paulo Paes Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no 19. Brasília, maio/junho de 2002, p. 43-58 (UnB). Disponível no link.
CAMPOS, Alexandre Silveira. Análise sobre nada: um estudo dos procedimentos poéticos da obra de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado Estudos Literários). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2007.
CAMPOS, Luciene Lemos de. A mendiga e o andarilho: a recriação poética de figuras populares nas fronteiras de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2010.
CAMPOS, Luciene Lemos de; RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]. Camalotes, Sarobás e poemas sem pecado: o intertexto das figuras populares na obra de Manoel de Barros. In: Edgar Aparecido da Costa; Giane Aparecida Moura da Silva; Marco Aurélio Machado de Oliveira. (Org.). Despertar para a Fronteira. Campo Grande: UFMD, 2009, v. 1, p. 145-158.
CAMPOS, Luciene Lemos de; RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]. Fronteiras e identidades na poesia de Manoel de Barros. Antares (Letras e Humanidades), v. 5, p. 191-209, 2011.
CAMPOS, Luciene Lemos de; RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]. Fronteiras e identidades na poesia de Manoel de Barros. In: 3º América Platina - Identidade, Diversidade e as Linguagens do Território Platino, 2010, Campo Grande-MS. Fronteiras e identidades na poesia de Manoel de Barros. Campo Grande - MS: UFMS, 2010. v. cd-rom. p. 1-12.
Manoel de Barros
CAMPOS, Luciene Lemos de; RAUER [Rauer Ribeiro Rodrigues]. A laicização do peregrino na poesia de Manoel de Barros. In: Congresso Internacional de Estudos Literários e Linguísticos, 2008, Três Lagoas. Identidades: Considerações sobre a experiência. Campo Grande-MS : UFMS, 2008. p. 425-433.
CAMPOS, Maria Cristina de Aguiar. Manoel de Barros: o demiurgo das terras encharcadas – Educação pela vivência do chão. (Tese de doutorado em Educação). São Paulo: Universidade de São Paulo, USP, 2007, pp 293.
CASTELHO, Jose. Manoel de Barros busca sentido da vida. In: O Estado de São Paulo. Caderno 2. 
CASTELLO, José. Inventário das sombras. ed. 2, Rio de Janeiro, Record, 2006.
CASTRO, Afonso deA Poética de Manoel de Barros - A Linguagem e a Volta à Infância. (Dissertação Mestrado Literatura). Universidade de Brasília, UNB, 1991.
CASTRO, Afonso deA Poética de Manoel de Barros: A Linguagem e a Volta à Infância. Campo Grande: Editora UCDB, 1991. 230 p.
CLARO, Larissa Aparecida dos Santos. Epaminondas de Matos Magalhães. Manoel de Barros: esteira da Modernidade e o Mundo das Palvras. Revista Gelco, v. 01, p. 107-115, 2008.
COSTA, Bianca Albuquerque daManoel de Barros: os "despropósitos" da poesia. SOLETRAS (UERJ), v. 16, p. 40-48, 2008.
COSTA, Bianca Albuquerque daManoel de Barros: peraltices e traquinagens com a palavra poética. (Dissertação Mestrado Letras). Universidade Federal do Ceará, UFC, 2010.
FERRARI, Sandra Aparecida Fernandes Lopes. Deslocamento e Identidade: uma relação possível na poética de Manoel de Barros. Revista Ecos (Cáceres), v. 09, p. 183-193, 2010.
FERRARI, Sandra Aparecida Fernandes Lopes. Deslocamento e Identidade: uma relaçao possível na poética de Manoel de Barros. In: I SILIC - Simpósio de Literatura Contemporânea, 2009, Vilhena. Anais ndo I SILIC - Simpósio de Literatura Contemporânea. Porto Velho: edufro, 2009. v. 01.
FERRARI, Sandra Aparecida Fernandes Lopes. O esvaziamento referencial na poesia de Manoel de Barros: uma leitura de O livro das Ignorâças. (Dissertação Mestrado Estudos Literários). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2002.
Manoel de Barros
FERRARI, Sandra Aparecida Fernandes Lopes. Repetição: aspectos de estilo na poesia de Manoel de Barros. O Guardador de Inutensílios, Ucdb, v. 06, 2003.
FRAGA, Rosidelma. Convergências e tessituras de pedras, rios, ilhas e ventos: Manoel de Barros, João Cabral de Melo Neto e Corsino Fortes. (Dissertação Mestrado em Letras e Lingüística). Universidade Federal de Goiás, UFG, 2009.
GALHARTE, Julio Augusto Xavier.Despalavras de efeito: silêncios nas obras de Manoel de Barros. (Tese Doutorado Letras). Universidade de São Paulo, USP,2007.
GARCEZ, Danila Cousin. e SILVA, Débora Cristina Santos. O Telurismo Cromático Na Poética De Manoel De Barros. Disponível no link.
GARCIA, Mirian Theyla Ribeiro. Exercícios de ser humano. A poesia e a infância na obra de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado Literatura). Universidade de Brasília, UNB, 2006.
GOMES, Massillania Ferreira. "O menino que carregava água na peneira": da leitura do texto à experiência em sala de aula. (Dissertação Mestrado Letras). Universidade Federal de Campina Grande, 2008.
GOMES, Massillania Ferreira. O menino que carregava água na peneira: da leitura do texto à experiência em sala de aula. 1. ed. Rio de Janeiro: CBJE, 2011. v. 1. 212 p.
GOMES, Rosane da Silva. Entre Guimarães Rosa, Manoel de Barros e Bartolomeu Campos Queirós: a criação de uma infância da escrita. (Tese Doutorado em Letras: Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2011.
GONÇALVES, Marta Aparecida GarciaA livre fantasia em Manoel de Barros e em Rimbaud. In: Elismar B. Anastácio; Marcia C. R. Figliolini; Marcia Rita T. L. Malheiros. (Org.). Tendências contemporâneas em Letras. 001 ed. Campo Grande: Editora Uniderp, 2005, v. 001, p. 001-290.
GONÇALVES, Marta Aparecida GarciaA livre fantasia em Manoel de Barros e em Rimbaud. In: X Ciclo de Literatura e Encontro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL, 2003, Dourados MS. Anais do X Ciclo de Literatura e Encontro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL. Campo Grande: Ed. UFMS, 2003. v. 01.
GONÇALVES, Marta Aparecida GarciaA Política da Literatura e suas Faces na Palavra Muda de Manoel de Barros. (Tese Doutorado em Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2011.
GONÇALVES, Marta Aparecida GarciaAlgumas confluências entre Manoel de Barros e Walter Benjamin. In: 52 Seminário do GEL - Grupo de Estudos da Linguagem da UNICAMP, 2004, Campinas. Seminário do GEL, 2004. v. 01.
GONÇALVES, Marta Aparecida GarciaCom Barro(s) e Cal(vino) se constrói o mundo. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2005.
Manoel de Barros
GONÇALVES, Marta Aparecida Garcia. Com Barros e Calvino se constrói um mundo. In: Encontro Regional da ABRALIC 2005, 2005, Rio de Janeiro. Os sentidos dos lugares. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2005. v. 01. p. 01-10.
GONÇALVES, Marta Aparecida GarciaManoel de Barros: múltiplas leituras. In: X Ciclo de Literatura e Encontro do GT de Literatura Comparada da ANPOLL, 2003, Dourados MS, 2003.
GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene. A inusitada semelhança entre as coisas na poesia de Manoel de Barros. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. Único, p. 1084-1089, 2006.
GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene. A metalinguagem no primeiro livro de Manoel de Barros. In: Anais do V Seminário de Pesquisa, 2004, Araraquara-SP. Anais do V Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários. Araraquara-SP: Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP, 2004. v. Único. p. 154-160.
GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene. A poética em Manoel de Barros: os deslimites da palavra. In: XI I Seminário do CELLIP, 1998, Foz do Iguaçu - PR. XII Seminário do CELLIP. Foz do Iguaçu - PR : Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná, 1998. v. Único.
GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene. Intertextualidade: a poesia de Guimarães Rosa em Manoel de Barros. Estudos Lingüísticos (São Paulo), v. Único, p. 227-236, 2004.
GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene. Uma leitura dos "Poemas concebidos sem pecado": o retrato do artista quando Cabeludinho. In: Rosana Cristina Zanelatto Santos. (Org.). Nas trilhas de Barros: Rastros de Manoel. Campo Grande: UFMS, 2009, v. , p. 87-115.
GRACIA-RODRIGUES, Kelcilene. A poética de Manoel de Barros: Um jeito de olhar o mundo. (Dissertação Mestrado Letras). Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 1998.
GRACIA-RODRIGUES, Kelcilene. De corixos e de veredas: A alegada similitude entre as poéticas de Manoel de Barros e de Guimarães Rosa. (Tese Doutorado em Estudos Literário). Universidade Estadual Paulista-Faculdades de Ciências e Letras de Araraquara, FCL-AR / UNESP, 2006.
GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene; MARTINS, W. R. M. O.; RAUER (Rauer Ribeiro Rodrigues). Manoel de Barros, um poeta nos limites e elipses do sensível, do inteligível e do provisório. In: Kelcilene Grácia-Rodrigues; Rauer; Antonio Rodrigues Belon. (Org.). O Universal e o Regional, "Literatura em Perspectiva 1". 1 ed. Campo Grande: Editora da UFMS, 2009, v. 1, p. 285-302.
GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene; RAUER (Rauer Ribeiro Rodrigues). Drummond e Barros: faces, máscaras e intertextos. In: I Encontro Nacional do GT Teoria do Texto Poético (ANPOLL), 2009, Araraquara. O legado moderno e a (dis)solução contemporânea, 2009.
GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene; RAUER (Rauer Ribeiro Rodrigues). Manoel de Barros: Rebelde amor diante da tradição. Itinerarios (UNESP. Araraquara), v. 28, p. 13-22, 2009.
JESUS, Ana Paula da Costa Carvalho deExercícios de Ser Poeta - Manoel de Barros e José Saramago na Literatura Infantil. (Dissertação Mestrado Literatura e Crítica Literária). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2005.
LANDEIRA, José L. M. López. A construção do sentido na poesia de Manoel de Barros: Estudo de Elementos expressivos fonéticos e morfossintáticos. (Dissertação de Mestrado) São Paulo: USP, 2000.
LIMA, Marinei Almeida. Entre vôos, pântanos e ilhas: um estudo comparado entre Manoel de Barros e Eduardo White. (Tese de Doutorado). USP/ São Paulo, 2008. Disponível no link.
LINHARES, Andréa Regina Fernandes. Memórias inventadas: Figurações do sujeito na escrita autobiográfica de Manoel de Barros. (Dissertação mestrado em historia da literatura). Universidade Federal do Rio Grande, FURG, 2006.
MACEDO, Ricardo Marques. Memórias Inventadas: Espaços de significação da solidão e imaginário. (Dissertação Mestrado Estudos Literários). Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, 2011. Disponível no link. (acessado em 09.05.2012).
Manoel de Barros
MAEKAWA, Maria Ester Godoy PereiraA transversalidade literária de Manoel de Barros na pedagogia da Educação Ambiental no Pantanal.(Dissertação Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2005.
MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos. Memórias inventadas: a sempre infância do poeta Manoel de Barros. In: IX Encontro Regional da ANPUH/MS, 2008, Corumbá. As linguagens da História e os ofícios do historiador. Campo Grande: Editora UFMS, 2008. v. Único. p. 1-14.
MARTINS, Waleska Rodrigues de MatosUm voar fora da asa: o pós-modernismo e a poética de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado em Estudos de Linguagens). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2010.
MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos; GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene. O neologismo como recurso pós-moderno na poética de Manoel de Barros. Revista Carandá, v. 1, p. 33-47, 2009.
MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos; GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene. Pós-Modernismo e Manoel de Barros: O diálogo com o inconstante. In: I Congresso Internacional Brasil-Paraguai-Bolívia: Língua, Cultura e Interdisciplinaridade, 2009, Corumbá. I Congresso Internacional Brasil-Paraguai-Bolívia: Língua, Cultura e Interdisciplinaridade. Campo Grande: Editora da UFMS, 2008. v. 1. p. 211-226.
MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos; GRÁCIA-RODRIGUES, Kelcilene; RAUER (Rauer Ribeiro Rodrigues). A infância que se entrega aos pântanos: as memórias "experimaginadas” de Manoel de Barros. Letras & Letras (Online), v. 26, p. 101-120, 2010.
MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos; MARINHO, M. A obra poética de Manoel de Barros: o processo de criação de neologismos. In: Marcelo Marinho. (Org.). Manoel de Barros - o brejo e o solfejo. 1 ed. Brasília: Ministério da Integração Nacional, 2002, v. 5, p. 47-55.
MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos; RODRIGUES, Rauer Ribeiro. Fronteira e Identidade: terreno movediço na poética de Manoel de Barros. Fronteiraz, v. 4, p. 13, 2010.
MARTINS, Waleska Rodrigues de Matos; MARINHO, M. A obra poética de Manoel de Barros: o processo de criação de neologismos. O Guardador de Inutensílios, v. Único, p. 97-103, 2001.
MENDONÇA, Andrea Serpa deManoel de Barros: o poeta sobre nada. (Dissertação Mestrado Letras). Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, 2002.
MENEGAZZO, M. A. A poética visual de Manoel de Barros. In: Anais... IV Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, 2004, Évora. Estudos literários/Estudos culturais. Évora: Ed. Universidade de Évora/APCL, 2004. v. 3. p. 1-8.
MENEZESEdna Pereira Silva deA Metalinguagem em Retrato do artista quando coisa de Manoel de Barros. In: VI Encontro Interno de Iniciação Científica da Universidade Católica Dom Bosco, 2001, Campo Grande, 2001.
MENEZESEdna Pereira Silva deA metalinguagem na obra poética de Manoel de Barros: uma leitura do livro "Retrato do artista quando coisa". O Guardador de Inutensílios, v. 4, p. 84-96, 2001.
MENEZESEdna Pereira Silva deManoel de Barros: a auto-reflexão em estado de palavra. In: 9º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade do Estado de São Paulo -USP, 2001, São Paulo, 2001.
MENEZESEdna Pereira Silva deO Brejo e o Solfejo. In: Marcelo Marinho. (Org.). O brejo e o solfejo. Campo Grande: Editora da Secretaria de Cultura, 2003, v. , p. -.
MENEZESEdna Pereira Silva deO enfoque da imprensa brasileira na obra poética de Manoel de Barros. In: VI Encontro Interno de Iniciação Científica da Universidade Católica Dom Bosco, 2001, Campo Grande, 2001.
MENEZESEdna Pereira Silva deOs mitos da tradição oral e Manoel de Barros e Guimarães Rosa: Confluências e divergências. ABRALIC - UFMG. In: ABRALIC - UFMG, 2001, Belo Horizonte. ABRALIC, 2001.
Manoel de Barros
MENEZESEdna Pereira Silva deQuatro expoentes da literatura sul-mato-grossense - Visconde de Taunay, Lobivar Mattos, Manoel de Barros, Raquel Naveira. 1ª. ed. Campo Grande: Athenas, 2003. v. 1.000. 134 p.
MORGADO, Paulo. Manoel de Barros: Confluência entre Poesia e Crônica. (Dissertação Mestrado Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, 2007.
NABAN, Neli Porto Soares Betoni Escobar. O gênero híbrido e a construção das identidades sociais nos poemas de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado Lingüística). Universidade de Brasília, UNB, 2006.
NOLASCO, Paulo. Guimarães Rosa e Manoel de Barros: um guia para o sertão. In: ___. O Outdoor invisível: crítica reunida. Campo Grande-MS: editora UFMS, 2006, p. 81.
OLIVEIRA, Humberto Moacir dePor uma desaprendizagem: o que a poesia de Manoel de Barros pode nos ensinar. (Dissertação Mestrado Psicologia). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2010.
OLIVEIRA, Mara Conceição Vieira de. Nomeação e pensatividade poética em Manoel de Barros, Murilo Mendes e Francis Ponge. (Tese Doutorado Letras). Universidade Federal Fluminense, UFF, 2006.
OLIVEIRA, Maria Elizabete Nascimento de. Educaçao ambiental e Manoel De Barros: diálogos poéticos. (Dissertação Mestrado Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2010.
OLIVEIRA, Rubens Aquino de. Do Livro Sobre Nada ao Livro de Areia: o papel do leitor em Jorge Luís Borges e Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado em Letras). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2013.
OLIVEIRA, Vanderluce Moreira Machado. Sujeito lírico repetido: uma leitura possível em Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado Estudos Literários). Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, 2011.
PAVAS, M. P. R. V. -. P. O Senhor cujo Olhar se dirige para baixo (uma leitura junguiana da imagem do Buda em _Matéria de Poesia_ de Manoel de Barros). (Dissertação Mestrado Letras e Lingüística). Universidade Federal de Alagoas, UFAL, 1997.
PEREGRINO, Giselly dos Santos. A educação pela infância em Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado Letras). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2010.
PERES, Wesley GodoiConsiderações acerca do sujeito e da alteridade na poesia de Manoel de Barros. In: X Congresso Internacional ABRALIC, 2006, Rio de Janeiro. Lugares dos discursos, 2006.
PERES, Wesley GodoiDo significante à Morte: Formações do Inconsciente e Formações Poéticas de Manoel de Barros. Signótica, v. 1, p. 255-268, 2006.
PERES, Wesley GodoiFormações do Inconsciente e Formações Poéticas Manoelinas: Uma leitura psicanalítica acerca da Subjetividade e da Alteridade na Obra de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado Letras e Lingüística). Universidade Federal de Goiás, UFG, 2007.
PERES, Wesley GodoiPoética dos Restos: as formações do inconsciente e as funções poéticas em Manoel de Barros. In: Simpósios Integrados de Letras "Linguagem: Múltiplos Olhares", 2005, Goiânia. cd do Simpósio, 2005.
PERES, Wesley GodoiCAMARGO, G. F. O. Considerações Acerca no Sujeito e da Alteridade na Poesia de Manoel de Barros. In: Renata Wirthmann G. Ferreira. (Org.). Arte e Subjetividade: diálogos com a Psicanálise (no prelo). Brasília: Universa, 2010, v., p. 55-79.
Manoel de Barros
PINHEIRO, Carlos Eduardo Brefore"Livro Sobre Nada", de Manoel de Barros: empregos estilísticos de artigos definidos e indefinidos. O Guardador de Inutensílios, UCDB, v. 5, p. 49-52, 2002.
PINHEIRO, Carlos Eduardo BreforeA Reflexão sobre a Arte Poética no "Livro Sobre Nada" de Manoel de Barros. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 2, p. 1-19, 2008.
PINHEIRO, Carlos Eduardo BreforeAs Imagens Surreais Presentes no "Livro Sobre Nada", de Manoel de Barros. Universitária (Associação de Ensino Marechal Cândido Rondon), Faculdades Toledo, v. 2, n. 1, p. 32-41, 2002.
PINHEIRO, Carlos Eduardo BreforeEntre o ínfimo e o grandioso, entre o passado e o presente: o jogo dialético da poética de Manoel de Barros. (Tese Doutorado Letras). Universidade de São Paulo, USP, 2011.
PINHEIRO, Carlos Eduardo BreforeManoel de Barros e a Poética do Nada. (Dissertação Mestrado Teoria da Literatura). Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, 2002.
PINHEIRO, Carlos Eduardo BreforeO Hermetismo da Poesia de Manoel de Barros. Universitária (Associação de Ensino Marechal Cândido Rondon), Faculdades Toledo, v. 3, n. 1, p. 24-33, 2000.
PINHEIRO, Carlos Eduardo BreforeSurrealismo em Manoel de Barros. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VI, p. 23-30, 2008.
PINHEIRO, Hérica Aparecida Jorge da Cunha. Manoel de Barros e Ondjaki: palavras lúdicas, identidades culturais. Disponível no link.
RAMOS, Isaac Newton Almeida. A didática da invenção do poeta Manoel de Barros. In: SILVA, Agnaldo Rodrigues da. (Org.). Diálogos Literários: Literatura, Comparativismo e Ensino. 1 ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2008, v. 29, p. 179-188.
RAMOS, Isaac Newton Almeida. A modernidade em Manoel de Barros e Alberto Caeiro. In: Mário Cezar Silva leite. (Org.). Mapas da Mina: estudos de literatura em Mato Grosso. 1 ed. Cuiabá - MT: CATHEDRAL Publicações, 2005, v. 1, p. 157-180.
RAMOS, Isaac Newton Almeida. Algumas irreverências poéticas de Fernando Pessoa e Manoel de Barros. In: I COLÓQUIO DE PESQUISA, 2002, Cáceres-MT. Caderno de resumos do I Colóquio de Pesquisa. Cáceres-MT: UNEMAT, 2002.
RAMOS, Isaac Newton Almeida. As Linguagens de Fernando Pessoa e Manoel de Barros (separata). In: Brasil- 500 Anos de Língua Portuguesa (Congresso Internacional, 2000, Rio de Janeiro. Brasil - 500 Anos de Língua Portuguesa, 2000, Rio de Janeiro - RJ. Ágora da Ilha, 2000.
RAMOS, Isaac Newton Almeida. Uma Poética da modernidade: leitura comparativa entre Alberto Caeiro e Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado em Estudos Comparados de Literatura). Universidade de São Paulo, USP, 2002.
REINER, Nery Nice Biancala. A poética de Manoel de Barros e a relação homem-vegetal. (Tese de Doutorado). São Paulo, Universidade de São Paulo (USP), 2007. Disponível no link.
RESENDE, Maria Ângela de AraújoMemória e Infância em Manoel de Barros: A construção de uma poética. (Dissertação Mestrado Estudos Literários). Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG,1997.
RIBEIRO, Johniere AlvesManoel Monteiro: visibilidade de uma poética. (Dissertação MestradoLiteratura e Interculturalidade). Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, 2009.
Manoel de Barros
RICCIARDI, Giovanni. Manoel de Barros. In:____. Auto-retratos. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p.91-102.
RODRIGUES, Ricardo Alexandre. A poética da desutilidade: um passeio pela poesia de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de janeiro, 2006.
ROLON, Renata Beatriz Brandespin. A ilustração na poesia infantil de Manoel de Barros. Kupiara das Letras, v. 1, p. 6-14, 2011.
ROLON, Renata Beatriz Brandespin. A Prosa Poética de Manoel de Barros: Lirismo, Mito e Memória. (Dissertação Mestrado Estudos Literários e Culturais). Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, 2006.
ROLON, Renata Beatriz Brandespin. Mito e poesia nas narrativas de Manoel de Barros. In: Madalena Machado; Vera Maquêa. (Org.). Dos labirintos e das águas: entre Barros e Dickes. 1 ed. Cáceres-MT: Unemat, 2009, v. , p. 105-120.
ROSA, Guimarães. APUD: OLIVEIRA, Clenir Ballezi de. O caminho de Guimarães Rosa entre a pequena Codisburgo e o Olimpo da literatura brasileira. Discutindo Literatura. Ano 3. n. 13, São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 37.
SANTOS JÚNIOR, José Rosa. Manoel de Barros e a poesia da inutilidade. In: III Seminário Nacional Literatura e Cultura, 2011, São Cristovão. Anais Eletrônicos do III Seminário Nacional Literatura e Cultura. São Cristovão: GELIC, 2011. v. 3. p. 2089-2101.
SANTOS JÚNIOR, José Rosa. Poemas concebidos sem Pecado: As representações do Sagrado na poesia de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural). Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, 2011.
SANTOSHenrique Pimenta. A construção da imagem na obra de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado Letras). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2006.
SANTOS, Suzel Domini dos. Manoel de Barros e a Oficina de Transfazer Natureza. (Dissertação  Mestrado em Letras). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, 2013.
SANTOS, Suzel Domini dos; BUSATO, Susanna. Manoel de Barros e a busca pelo reencantamento da linguagem. Guavira Letras, v. 14, p. 312-332, 2012.
SANTOS, Suzel Domini dos.(De)lírio do verbo: a construção da imagem surreal em Manoel de Barros. Mosaico (São José do Rio Preto), v. 10, p. 87-106, 2011.
SANTOS, Suzel Domini dos.A metalinguagem em Manoel de Barros: uma tática da criação. Estação Literária, v. 8B, p. 158-165, 2011.
SAVIO, Ligia. A Poética de Manoel de Barros: uma sabedoria da terra. Literatura y Lingüítica N° 15, págs: 67-80, Santiago, 2004. Disponível no link. (acessado em 20.11.2011).
SCOTTON, Maria Tereza. A representação da infância na poesia de Manoel de Barros. PUC – Rio, GT: Educação de crianças de 0 a 6 anos/ n. 07. Disponível no link(acessado em 20.11.2011).
SILVA, Fernanda Martins da. História e Literatura: interpretações sobre a poética de Manoel de BarrosDisponível no link(acessado em 20.11.2011).
SILVA, Wellington Brandão da. Inclinações da Metapoesia de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, UNB, 2011.
SILVÉRIO, Nirce Aparecida Ferreira. Memória e interdiscurso em: O Guardador de Águas, de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado em Lingüística). Universidade Federal de Uberlândia, UFU, 2006.
SOARES, Rosidelma Pereira Fraga. Convergências e tessituras de Pedras, Rios, Ilhas e Ventos: Manoel de Barros, João Cabral de Melo Neto e Corsino Fortes. (Dissertação Mestrado em Letras e Linguística). Universidade Federal de Goiás, UFG, 2009.
SOARES, Rosidelma Pereira Fraga. Recepção e convergência na obra de Manoel de Barros: poesia, ilustração e paratextualidade. (Tese Doutorado em Letras e Linguística). Universidade Federal de Goiás, UFG, 2014.
SOUSA, Henrique Eduardo deO menino de ontem me plange: as micrologias da infância na poesia de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado Estudos da Linguagem). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, 2002.
SOUZA, Maria Aparecida Ferreira de Melo. As interfaces espirituais na obra de Manoel de Barros. In: Salma Ferraz. (Org.). No principio era Deus e ele se fez poesia. 01 ed. Rio Branco: EDUFAC, 2008, v. 01, p. 275-285.
SOUZA, Maria Aparecida Ferreira de Melo. Manoel de Barros: um ainterpretação poética e simbólica das interfaces espirituais. (Dissertação Mestrado). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2004.
Manoel de Barros
SPIRONELLI, Simone Cristina. O vocabulário de Manoel de Barros. Plural: revista da Academia Araçatubense de Letras, Araçatuba, p. 13-14, 2004.
SPIRONELLI, Simone Cristina. O vocabulário de Manoel de Barros: construindo sentidos por meio da expressividade das palavras.(Dissertação Mestrado Letras). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2002.
SPIRONELLI, Simone Cristina. O vocabulário de Manoel de Barros: construindo sentidos por meio da expressividade das palavras. Ave Palavra (UNEMAT), Alto Araguaia, v. 1, p. 74-78, 2006.
SPIRONELLI, Simone Cristina. Vocabulário de Manoel de Barros. Papéis (UFMS), Campo Grande, v. 7, p. 157-162, 2003.
SPIRONELLI, Simone Cristina. Vocabulário de Manoel de Barros: um estudo sobre os neologismos. In: Ivan Russeff; Marcelo Marinho; Paulo Sergio Nolasco dos Santos. (org.). Ensaios farpados: arte e cultura no Pantanal e no Cerrado. 2 ed. Campo Grande: UCDB, 2004, v. 1, p. 188-202.
SPIRONELLI, Simone Cristina. Vocabulário de Manoel De Barros: um estudo sobre os neologismos. In: Ivan Russeff; Marcelo Marinho; Paulo Sérgio Nolasco dos Santos. (org.). Ensaios farpados: arte e cultura no Pantanal e no Cerrado. 1 ed. Campo grande: UCDB, 2003, v. 1, p. 179-196.
TEIXEIRA, Oswaldo Fortini MartinsErotismo e Gramática Índices da defloração Uma leitura de Manoel de Barros. (Dissertação Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, 1992.
TORRES, Alan BezerraManoel de Barros e os espaços da infância. (Dissertação Mestrado Letras). Universidade Federal do Ceará, UFC, 2011.
VASCONCELOS. Vânia Maria. O conceito de coisa na poesia de Manoel de Barros e a idéia de sistema como linguagem na relação natureza e filosofia a partir das categorias de Peirce. Revista da APG (PUCSP), São Paulo - SP, v. 18, p. 7-235, 1999.
Manoel de Barros, por Thiago
VASCONCELOS. Vânia Maria. ‘A poética in-verso’ de Manoel de Barros: metalinguagem e paradoxos representados numa “disfunção lírica”. (TeseDoutorado em comunicação e semiótica). Pontifica Universidade Católica São Paulo, PUC/SP, 2002.
VASCONCELOS. Vânia Maria. A invenção da linguagem-objeto na poética de Manoel de Barros. In: II simpósio de Lingua Portuguesa SIMELP, 2009, Évora. Língua Portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas. Évora - PT : Editora da Universidade de Évora, 2009. v. 01. p. 15-29.
VASCONCELOS. Vânia Maria. A materialização da linguagem-objeto na poesia de Manoel de Barros. In: VI Congresso Internacional da ABRALIN, 2009, João Pessoa - PB. Anais do VI Congresso Internaciona da ABRALIN. João Pessoa: IDEIA, 2009. v. VOL.2. p. 4212-4218.
VASCONCELOS. Vânia Maria. A poética de Manoel de Barros: uma descrição de uma obra de inovação. Estudos Lingüísticos (São Paulo), São Paulo, v. 1, p. 257-262, 2005.
VASCONCELOS. Vânia Maria. A Poética de Manoel de Barros: uma descrição de uma obra de invenção. In: 52 Seminário do GEL, 2005, Campinas -SP. Estudos Lingüísticosa XXXIV 2005. Campinas - SP : Publicado em meio eletrônico, 2005. v. 1. p. 257-262.
VASCONCELOS. Vânia Maria. A poética de Manoel de Barros: uma obra de invenção. Papéis (UFMS), Campo Grande, v. 7, n. 13, p. 48-57, 2003.
VOGEL, Saskia. Manoel de Barros' Reise in das naturparadies Pantanal. Tópicos.de, 02/2014. Disponível no link. (acessado em 23.07.2014).
VICELLI, Karina KristianeTransgressão e antropofagia: da poesia de Manoel de Barros à poética de Caramujo-flor, de Joel Pizzini Filho. (Dissertação Mestrado em Estudos de Linguagens). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, 2008.





Nenhum comentário:

Postar um comentário