quarta-feira, 20 de abril de 2016

Lilian Tintori, esposa de Leopoldo López, diz ter sido humilhada em visita à prisão na Venezuela

Lilian Tintori





Lilian Tintori, esposa de Leopoldo López, diz ter sido humilhada em visita à prisão na Venezuela

Lilian Tintori e a mãe do opositor venezuelano afirmam que foram obrigadas a despir-se













Lilian Tintori, a esposa do opositor venezuelano Leopoldo López, apresentou nesta terça-feira uma denúncia à Procuradoria Geral em Caracas por maus tratos durante a visita a seu marido no presídio de Ramo Verde, onde López – dirigente do partido Vontade Popular – está preso há quase dois anos. Tintori afirma que ela e sua sogra, Antonieta Mendoza, sofreram assédio do coronel da Guarda Nacional José Viloria e que os agentes carcerários obrigaram as duas mulheres a se despirem para serem revistadas antes da visita.
De acordo com o testemunho gravado por Tintori e divulgado nas redes sociais, quando tentava ver seu marido, no domingo, acompanhada da sogra e dos dois filhos, foi constrangida por Viloria, que usou palavras fortes contra elas e insinuou maliciosamente que Tintori descuidava da relação com seu marido. Além disso, ordenou que fosse revistada em uma sala diferente da que é usada regularmente para a inspeção dos visitantes. Mais que minuciosa, diz Tintori, a revisão foi humilhante: foi ordenada a despir-se por completo e separar as pernas. A esposa do opositor afirma que os carcereiros confiscaram o absorvente que usava para inspecioná-lo.
Tintori soube depois que sua sogra teve de passar por um processo idêntico, com o agravante de que foi feito na presença de seus netos, de seis e dois anos.
A esposa do opositor afirmou que os maus tratos têm o objetivo de dividir a família de Leopoldo López e abalá-la moralmente.
Em sua conta do Twitter, o ex-chanceler uruguaio e atual secretário geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, disse que esse “atentado à dignidade humana” revela “falta de ética política”.
O secretário executivo da Mesa de Unidade Democrática (MUD), Jesus Torrealba, de oposição, também protestou contra o incidente: “O que fizeram com Lilian Tintori e sua família é uma situação absolutamente infame”, disse pelo Twitter. “Além do dano físico que estão provocando no país, está o dano moral que este regime está causando à Venezuela”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário