segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Dark Sky / Manto de estrelas a cobrir Monsaraz

 

Monsaraz, Portugal, o céu perto do Convento da Orada. Fotografia Miguel Claro, 2014


Dark Sky

Manto de estrelas a cobrir Monsaraz

Maria Antónia Jardim
18 AGOSTO 2014

Agosto é o mês da Festa das Estrelas, a Sky Party no Alqueva, Monsaraz; enfim, de um Alentejo místico junto ao Convento da Orada, do Cromeleque do Xerez, onde megatelescópios são instalados para que você possa observar os seus parentes mais próximos: as estrelas.

Quem diz estrelas, diz constelações, diz lua, diz cometas…todos os convidados celestes do país da noite que Sophia de Mello Breyner celebrou no Rapaz de Bronze.


Juromenha, Portugal, a Via Láctea. Fotografia Miguel Claro, 2012


Mas, para além da Party de Agosto, quem fica alojado naquelas paragens pode usufruir desta experiência única de observar este maravilhoso céu nocturno do Alqueva, contactando com Tiago Kalisvaart, que é não só o capitão do barco holandês que parte do Centro Náutico de Monsaraz para uma viagem de uma ou duas horas nas águas verdes do Guadiana e lhe explica o enamoramento das cegonhas, mas que é também o sócio gerente do restaurante e galeria de Arte Sem Fim e Guia dessa maravilhosa viagem na companhia das estrelas, que ocorre na Casa Saramago, também no Telheiro, aldeia situada no sopé do Castelo de Monsaraz.

Mourão, Portugal, a Via Láctea no Monte Faperras. Fotografia Miguel Claro, 2013

Os quatro elementos casam-se na perfeição nesta terra alentejana onde o coelho bravo ainda brinca e o cavalo branco é rei.

Monsaraz é uma terra Templária, é uma terra que alberga frescos fantásticos, cujas personagens são identificadas com juízes corruptos (o juíz bom e o juíz mau convivem no mesmo rosto, com um desdobramento pessoano moderno) no antigo Tribunal de Monsaraz; é uma terra de largadas de touros insólitas em que a morte do mesmo é colectiva e portanto, o apontar do dedo não tem lugar!



Fonte da Telha, Portugal, chuva de estrelas. Fotografia Miguel Claro, 2011


Fonte da Telha, Portugal, observando a lua e o planeta Vénus. Fotografia Miguel Claro, 2011


Monsaraz possui o feitiço da Moura, que outrora ali viveu e deixou lendas vivas numa Horta encantada com sabores e perfumes da terra.

Eu estive lá e provei dos licores afrodisíacos, do vinho aveludado e dos figos que pude colher directamente da figueira. Beijei com os olhos o terreno pôr-do-sol; as cabeleiras verdes das oliveiras, abracei romanzeiras e cheirei o alecrim. Celebrei com a emoção o divino céu onde vivem as estrelas diamante como Vega.


Ilha de São Miguel, Açores, a Via Láctea. Fotografia Miguel Claro, 2014

Um bem haja à organização do Dark Sky Alqueva e à Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz pelo seu alinhamento cósmico, numa época em que as gentes do poder estão mais interessadas em olhar para o chão do que olhar para o céu!

WSI



Nenhum comentário:

Postar um comentário