Monsaraz, Portugal, o céu perto do Convento da Orada. Fotografia Miguel Claro, 2014 |
Dark Sky
Manto de estrelas a cobrir Monsaraz
Agosto é o mês da Festa das Estrelas, a Sky Party no Alqueva, Monsaraz; enfim, de um Alentejo místico junto ao Convento da Orada, do Cromeleque do Xerez, onde megatelescópios são instalados para que você possa observar os seus parentes mais próximos: as estrelas.
Quem diz estrelas, diz constelações, diz lua, diz cometas…todos os convidados celestes do país da noite que Sophia de Mello Breyner celebrou no Rapaz de Bronze.
Juromenha, Portugal, a Via Láctea. Fotografia Miguel Claro, 2012 |
Mourão, Portugal, a Via Láctea no Monte Faperras. Fotografia Miguel Claro, 2013 |
Os quatro elementos casam-se na perfeição nesta terra alentejana onde o coelho bravo ainda brinca e o cavalo branco é rei.
Monsaraz é uma terra Templária, é uma terra que alberga frescos fantásticos, cujas personagens são identificadas com juízes corruptos (o juíz bom e o juíz mau convivem no mesmo rosto, com um desdobramento pessoano moderno) no antigo Tribunal de Monsaraz; é uma terra de largadas de touros insólitas em que a morte do mesmo é colectiva e portanto, o apontar do dedo não tem lugar!
Fonte da Telha, Portugal, chuva de estrelas. Fotografia Miguel Claro, 2011 |
Fonte da Telha, Portugal, observando a lua e o planeta Vénus. Fotografia Miguel Claro, 2011
Monsaraz possui o feitiço da Moura, que outrora ali viveu e deixou lendas vivas numa Horta encantada com sabores e perfumes da terra.
Eu estive lá e provei dos licores afrodisíacos, do vinho aveludado e dos figos que pude colher directamente da figueira. Beijei com os olhos o terreno pôr-do-sol; as cabeleiras verdes das oliveiras, abracei romanzeiras e cheirei o alecrim. Celebrei com a emoção o divino céu onde vivem as estrelas diamante como Vega.
Ilha de São Miguel, Açores, a Via Láctea. Fotografia Miguel Claro, 2014 |
Um bem haja à organização do Dark Sky Alqueva e à Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz pelo seu alinhamento cósmico, numa época em que as gentes do poder estão mais interessadas em olhar para o chão do que olhar para o céu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário