quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Contos inéditos de Naguib Mahfuz

 

Naguib Mahfuz



Contos inéditos de Naguib Mahfuz


“O sussurro das estrelas”, em pré-venda pela Carambaia, reúne narrativas breves do único escritor de língua árabe a vencer o Nobel de Literatura
Curitiba
11 de março de 2021


A Carambaia anuncia a pré-venda do livro O sussurro das estrelas, de Naguib Mahfuz (1911-2006). Traduzidos diretamente do árabe por Pedro Martins Criado, os 18 contos foram encontrados pelo jornalista egípcio Muhammad Shoair e liberados para publicação por Umm Kulthum, filha do autor.


Tradição, paternidade, casamento e maternidade são alguns dos temas presentes na seleta, que traz narrativas como PerseguiçãoO forno e A tempestade. Para Roger Allen, maior especialista ocidental na obra de Mahfuz, o conjunto apresenta “uma nítida unidade de localização, propósito e estilo”.

Agraciado com o Nobel de Literatura em 1988, o prosador e poeta transitou por vários gêneros literários e temas ao longo dos anos. Suas narrativas abarcam o romance histórico, o realismo social e, em sua última fase criativa, uma forte levada simbólica. Miramar (1967), Começo e fim (1949) e O sussurro da loucura (1938) são algumas de suas publicações.




O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.






Nenhum comentário:

Postar um comentário