terça-feira, 4 de setembro de 2018

Beckett / Esperando Godot




ESPERANDO GODOT

Samuel Beckett

Adaptação*
Angela Victoriano
Angélica Mahfuz
Guilherme Oliveira
João David
Márcio Cabral
Florianópolis, 06 de junho de 2011

PERSONAGENS
VLADIMIR
ESTRAGON
MENINO
ATO I
Uma estrada de terra. Uma árvore. Entardecer.
ESTRAGON
Nada a ser feito.
VLADIMIR (avançando em passos duros e curtos, com as pernas bem separadas)
Estou começando a concordar com essa opinião. Por toda a minha vida tentei me manter
distante dela, dizendo-me, Vladimir, seja razoável, você ainda não tentou de tudo. E recomeçava a luta.
Então aí está você de novo.
ESTRAGON
Estou?
VLADIMIR
Estou feliz em vê-lo de volta. Pensei que tivesse ido para sempre.
ESTRAGON
Eu também.
VLADIMIR (ofendido, frio)
Pode-se perguntar onde você passou a noite?
ESTRAGON
Em uma vala.
VLADIMIR (admirado)
Uma vala! Onde?
ESTRAGON (sem gestos)
Por aí.
VLADIMIR
Quando eu penso nisso… Em todos esses anos… Sem mim… O que seria de você…
Neste momento você não seria nada além de um monte de ossos. Sem dúvida.
ESTRAGON
E daí?
VLADIMIR (sombrio)
É demais para um homem só. (Pausa. Com vivacidade.) Por outro lado, de que adianta perder o ânimo agora? Deveríamos ter pensado nisso há milhões de anos, ali por 1900.
ESTRAGON
Ah, pare de tagarelar.
VLADIMIR
De mãos dadas, do topo da Torre Eiffel, entre os primeiros. Éramos respeitáveis naqueles dias.
Agora é tarde demais. Nem mesmo nos deixariam subir.
ESTRAGON
Muito menos pular.
VLADIMIR
Será?
ESTRAGON
Nunca fomos a Paris.
VLADIMIR
Nem a Londres.
ESTRAGON
Nem a Moscou.
VLADIMIR
Nunca fomos a lugar nenhum…
ESTRAGON
Só ao inferno!
VLADIMIR
Não fomos… estamos!
Longa pausa.
ESTRAGON
O que espera? Você sempre deixa tudo para o último momento.
VLADIMIR (contempla a questão)
O último momento…  A esperança demorada enfraquece alguma coisa, quem disse
isso?
ESTRAGON
Não entendi.
VLADIMIR
Às vezes eu sinto que está chegando. Então eu fico todo esquisito. Como posso dizer?
Aliviado e ao mesmo tempo…. abismado.  A-BIS-MA-DO.
(pausa)
Nada a ser feito.
ESTRAGON
Nada.
VLADIMIR
Eis aí o homem: culpado pela própria ignorância… está ficando alarmante.(pausa) Um dos ladrões foi salvo. (Pausa.) É uma porcentagem razoável. (Pausa.) Gogo.
ESTRAGON
O quê?
VLADIMIR
Supondo que nos arrependêssemos…
ESTRAGON
Nos arrependêssemos de quê?
VLADIMIR
Oh… (Pensa.) Não é preciso que entremos em detalhes.
ESTRAGON
De termos nascido?
VLADIMIR
Você já leu a Bíblia?
ESTRAGON
A Bíblia… Eu devo ter dado uma olhada.
VLADIMIR
Você se lembra dos evangelhos?
ESTRAGON
Eu me lembro dos mapas da Terra Santa. Eram coloridos. Muito bonitos. O Mar Morto era azul
claro. Me dava sede ao olhar. É para lá que iremos, eu costumava dizer, é lá que iremos passar a nossa lua de mel. Vamos nadar. Vamos ser felizes.
VLADIMIR
Você deveria ter sido poeta.
ESTRAGON
Eu fui.
VLADIMIR
Onde é que eu estava? Ah, sim, os dois ladrões. Você se lembra da história?
ESTRAGON
Não.
VLADIMIR
Quer que eu lhe conte?
ESTRAGON
Não.
VLADIMIR
Ajudará passar o tempo. Dois ladrões, crucificados ao mesmo tempo que nosso
Salvador. Um deles…
ESTRAGON
Nosso o quê?
VLADIMIR
Nosso Salvador. Dois ladrões. Supõe-se que um deles foi salvo e o outro … condenado.
ESTRAGON
Salvo de quê?
VLADIMIR
Do Inferno.
ESTRAGON
Eu já vou indo.
VLADIMIR
E ainda dizem que os dois o insultaram.
ESTRAGON
Quem?
VLADIMIR
O quê?
ESTRAGON
Do que é que você está falando? Insultaram quem?
VLADIMIR
O Salvador.
ESTRAGON
Por quê?
VLADIMIR
Por que Ele não iria salvá-los.
ESTRAGON
Do Inferno?
VLADIMIR
Imbecil! Da morte.
ESTRAGON
Pensei que você tinha dito do Inferno.
VLADIMIR
Da morte, do inferno.
ESTRAGON
Bem, e daí?
VLADIMIR
Daí que os dois deveriam ter sido condenados.
ESTRAGON
E por que não foram?
VLADIMIR
Alguém disse que um dos dois foi salvo.
ESTRAGON
E daí? Só isso.
VLADIMIR
É a única versão que se conhece.
ESTRAGON
Pessoas são malditos macacos ignorantes.
VLADIMIR
Argh!
(pausa)
ESTRAGON
Lugar encantador. Perspectivas risonhas. Vamos embora.
VLADIMIR
Não podemos.
ESTRAGON
Por que não?
VLADIMIR
Estamos esperando Godot.
ESTRAGON (desesperançoso)
Ah!  Você tem certeza que era aqui?
VLADIMIR
O quê?
ESTRAGON
Que era para esperarmos?
VLADIMIR
Perto da árvore…  Você vê outras árvores?
ESTRAGON
Que árvore é essa?
VLADIMIR
Não sei. Um chorão.
ESTRAGON
Onde estão as folhas?
VLADIMIR
Deve estar morto.
ESTRAGON
Não chora mais.
VLADIMIR
Ou talvez não seja a estação.
ESTRAGON
Para mim se parece mais com um arbúsculo.
VLADIMIR
Um arbusto.
ESTRAGON
Um arbúsculo.
VLADIMIR
Um… O que é que você está insinuando? Que estamos no lugar errado?
ESTRAGON
Ele deveria estar aqui.
VLADIMIR
Ele não deu certeza que viria.
ESTRAGON
E se ele não vier?
VLADIMIR
Estaremos aqui amanhã.
ESTRAGON
E então no dia depois de amanhã.
VLADIMIR
Possivelmente.
ESTRAGON
E assim por diante.
VLADIMIR
A questão é que…
ESTRAGON
Até que ele apareça.
VLADIMIR
Você é impiedoso.
ESTRAGON
Nós estávamos aqui ontem.
VLADIMIR
Ah, não, você está enganado.
ESTRAGON
O que fizemos ontem?
VLADIMIR
O que fizemos ontem?
ESTRAGON
É.
VLADIMIR
Ora… (Irritado.) Nada é claro quando você está por perto.
ESTRAGON
Na minha opinião estivemos aqui.
VLADIMIR (olhando ao redor)
Você reconhece o lugar?
ESTRAGON
Eu não disse isso.
VLADIMIR
E então?
ESTRAGON
Isso não faz diferença.
VLADIMIR
Mesmo assim… Essa árvore… Esse lamaçal.
ESTRAGON
Você tem certeza que era hoje?
VLADIMIR
O quê?
ESTRAGON
Que era pra gente esperar?
VLADIMIR
Eu acho.
ESTRAGON
Você acha. Vamos parar de falar por um instante, está bem?
VLADIMIR (debilmente)
Tudo bem… Gogo! (Pausa.) Gogo! (Pausa.) GOGO!
ESTRAGON (dando-se conta de sua terrível situação)
Eu estava dormindo! (Desesperado.) Por que você nunca me deixa dormir?
VLADIMIR
Eu me senti sozinho.
ESTRAGON
Eu tive um sonho.
VLADIMIR
Não me conte!
ESTRAGON
Eu sonhei que a gente estava com uma corda e…
VLADIMIR
Não me conte!
ESTRAGON (num gesto que abarca o Universo)
Isso não é gentil de sua parte, Didi. Para quem vou contar meus pesadelos particulares se não posso contá-los a você?
VLADIMIR
Que permaneçam particulares. Você sabe que não posso suportá-los.
ESTRAGON (frio)
Às vezes me pergunto se não seria melhor se a gente se separasse.
VLADIMIR
Você não iria longe.
(pausa)
ESTRAGON
Isso seria muito ruim, realmente muito ruim. Não seria, Didi?
VLADIMIR
Ah, pare com isso!
ESTRAGON (um passo à frente)
Você está zangado?.. Me perdoe… Ora, Didi…Me dê sua mão…  Me dê um abraço! (se abraçam) Você fede a alho!
VLADIMIR
É para os rins.(olha atentamente para a árvore.) O que fazemos agora?
ESTRAGON
Esperamos.
VLADIMIR
Sim, mas enquanto esperamos.
ESTRAGON
E se nos enforcássemos?
VLADIMIR
Teríamos uma ereção.
ESTRAGON (bastante excitado)
Uma ereção! A gente goza?
VLADIMIR
Sim. E onde cai, nascem mandrágoras. É por isso que elas esperneiam quando as colhemos.
Você não sabia disso?
ESTRAGON
Vamos nos enforcar imediatamente!
VLADIMIR
Em um galho?  Eu não confiaria nisso.
ESTRAGON
Sempre pode-se tentar.
VLADIMIR
Vá em frente.
ESTRAGON
Depois de você.
VLADIMIR
Não, não, você primeiro.
ESTRAGON
Por que eu?
VLADIMIR
Você é mais leve que eu.
ESTRAGON
Por isso mesmo!
VLADIMIR
Não compreendo.
ESTRAGON
Use sua inteligência, está bem?
(Vladimir usa sua inteligência.)
VLADIMIR (finalmente)
Permaneço nas trevas.
ESTRAGON
É assim que funciona… (Pensa.) O galho… O galho… (Irritado.) Use sua cabeça, ora.
VLADIMIR
Você é minha única esperança.
ESTRAGON (com esforço)
Gogo leve… Didi pesado… meu sonho!!!(pausa) Já não fizemos isso antes?
(Pausa.)
VLADIMIR
Eu não tinha pensado nisso.
ESTRAGON
Será?
VLADIMIR
O que?
ESTRAGON
Me diga você. Eu não sei. Há uma chance. Ou quase.
VLADIMIR
E então? O que vamos fazer?
ESTRAGON
Não vamos fazer nada. É mais seguro.
VLADIMIR
Vamos esperar e ver o que ele diz.
ESTRAGON
Quem?
VLADIMIR
Godot.
ESTRAGON
Boa idéia.
VLADIMIR
Vamos esperar até sabermos exatamente como ficamos.
ESTRAGON
Por outro lado, talvez seja melhor malhar o ferro antes que esfrie.
VLADIMIR
Estou curioso para ouvir o que ele tem a nos oferecer. Então aceitamos ou não.
ESTRAGON
O que foi exatamente que pedimos a ele?
VLADIMIR
Você não estava lá?
ESTRAGON
Eu posso não ter ouvido.
VLADIMIR
Ah… Nada muito específico.
ESTRAGON
Uma espécie de oração.
VLADIMIR
Precisamente.
ESTRAGON
Uma vaga súplica.
VLADIMIR
Exatamente.
ESTRAGON
E o que ele respondeu?
VLADIMIR
Que ia ver.
ESTRAGON
Que não poderia prometer nada.
VLADIMIR
Que teria que pensar sobre.
ESTRAGON
Na calma de seu lar.
VLADIMIR
Consultar sua família.
ESTRAGON
Seus amigos.
VLADIMIR
Seus agentes.
ESTRAGON
Seus correspondentes.
VLADIMIR
Seus livros.
ESTRAGON
Nossas vidas.
VLADIMIR
Antes de tomar uma decisão.
ESTRAGON
É normal.
VLADIMIR
Não é?
ESTRAGON
Eu acho que é.
VLADIMIR
Eu também acho.
Silêncio.
ESTRAGON (ansioso)
E nós?
VLADIMIR
Perdão?
ESTRAGON
Eu disse: e nós?
VLADIMIR
Não compreendo.
ESTRAGON
Onde entramos nessa história?
VLADIMIR
Entramos?
ESTRAGON
Pense bem.
VLADIMIR
Entramos? Com nossas mãos e nossos joelhos.
ESTRAGON
Tão mal assim?
VLADIMIR
Vossa Excelência deseja lutar por vossas prerrogativas?
ESTRAGON
Nós não temos mais direitos?
VLADIMIR
Você me faria rir se não fosse proibido.
ESTRAGON
Nós perdemos nossos direitos?
VLADIMIR (com nitidez)
Renunciamos a eles. Quando…(olha a arvore)
ESTRAGON (debilmente)
Nós não estamos presos? Estamos? Nós não estamos mor…
VLADIMIR
Ouça!
ESTRAGON
Nada ouço.
VLADIMIR
Shhh! Nem eu.
ESTRAGON
Você me assustou.
VLADIMIR
Eu pensei que fosse ele.
ESTRAGON
Quem?
VLADIMIR
Godot.
ESTRAGON
Pff! O vento na folhagem.
VLADIMIR
Ah.
Silencio.
ESTRAGON
Nós não estamos presos?(falando timidamente)
VLADIMIR
Não consigo ouvir uma palavra do que diz.
ESTRAGON
Estou perguntando se nós não estamos presos.
VLADIMIR
Presos?
ESTRAGON
Pre-sos.
VLADIMIR
O que você quer dizer com presos?
ESTRAGON
Presos a.
VLADIMIR
Mas a quem? Por quem?
ESTRAGON
A seu cavalheiro.
VLADIMIR
A Godot? Presos a Godot! Que idéia! É claro que não. (Pausa.) Por enquanto.
ESTRAGON
O nome dele é Godot?
VLADIMIR
Acho que sim.
ESTRAGON
É inútil lutar.
VLADIMIR
A gente é o que é.
ESTRAGON
É inútil resistir.
VLADIMIR
O essencial não muda nunca.
ESTRAGON
Nada a ser feito.
VLADIMIR
Sim, mas não tão depressa.
ESTRAGON
O que fazemos agora?
VLADIMIR
Não sei.
ESTRAGON
Vamos embora.
VLADIMIR
Não podemos.
ESTRAGON
Por que não?
VLADIMIR
Estamos esperando Godot.
ESTRAGON (desesperançoso)
Ah!
O MENINO (fora de cena)
Senhor!
VLADIMIR
Você ouviu isso?
ESTRAGON
O que?
VLADIMIR
Um chamado.
ESTRAGON
Lá vamos nós de novo.
VLADIMIR
Juro que ouvi…
O MENINO
Senhor!
VLADIMIR
Sim.
ESTRAGON
O que é que você quer?
VLADIMIR
Aproxime-se!
O menino não se move.
ESTRAGON (duro)
O que é?
O MENINO
O senhor Godot…
VLADIMIR
Você traz um recado do senhor Godot?
O MENINO
Sim, senhor.
VLADIMIR
Bem, e qual é?
ESTRAGON
O que lhe atrasou tanto?
VLADIMIR (a Estragon)
Deixe-o em paz.
ESTRAGON (violentamente)
Me deixe em paz você. (ao menino.) Você sabe que horas são?
O MENINO (recuando)
Não é minha culpa, senhor.
ESTRAGON
E de quem é? Minha?
O MENINO
Eu estava com medo, senhor.
ESTRAGON
Medo de quê? De nós? (Pausa.) Responda!
VLADIMIR
Você ficou com medo?
O MENINO
Sim, senhor.
ESTRAGON
É tudo mentira. Nos diga a verdade!
O MENINO (tremendo)
O que é a verdade, senhor?
VLADIMIR
Você quer deixá-lo em paz! O que há com você?
ESTRAGON
Sou infeliz.
VLADIMIR
Desde quando?
ESTRAGON
Me esqueci.
VLADIMIR
Extraordinárias as peças que a memória nos prega! (ao menino.) E então?
O MENINO
O senhor Godot…
VLADIMIR (analisando o rosto do menino)
Eu já o vi antes, não?
O MENINO
Não sei, senhor.
VLADIMIR
Você não me conhece?
O MENINO
Não, senhor.
VLADIMIR
Não foi você que veio ontem?
O MENINO
Não, senhor.
VLADIMIR
Esta é a sua primeira vez?
O MENINO
Sim, senhor.
Silêncio.
VLADIMIR
Palavras, palavras. (Pausa.) Fale.
O MENINO (falando rápido)
O senhor Godot me pediu para lhes dizer que não virá nesta tarde, mas que virá amanhã, caso estejam preparados.
VLADIMIR
Isso é tudo?
O MENINO
Sim, senhor.
Silêncio.
VLADIMIR
O que ele quis dizer com isso?
O MENINO
Não sei senhor.
VLADIMIR
Como não sabe? Você não veio trazer um recado?
O MENINO
Sim, senhor.
VLADIMIR
E então?
O MENINO
Não sei senhor.
VLADIMIR
Está bem, você já pode ir.
O MENINO
O que devo dizer ao senhor Godot, senhor?
VLADIMIR
Diga a ele… diga a ele que nos viu. (Pausa.) Você nos viu, não viu?
O MENINO
Sim, senhor.
VLADIMIR
E você ficou com medo de nós?
O MENINO
Sim senhor.
ESTRAGON
Buuuu!
(menino sai. Pausa)
VLADIMIR
Não temos mais nada a fazer aqui.
ESTRAGON
Nem em nenhum outro lugar.
VLADIMIR
Ah, Gogo, não seja assim. Amanhã tudo será melhor.
ESTRAGON
Como é que você sabe?
VLADIMIR
Você não ouviu o que a criança disse?
ESTRAGON
Não.
VLADIMIR
Ele disse que Godot certamente virá amanhã. (Pausa.) O que me diz sobre isso?
ESTRAGON
Então tudo o que temos que fazer é esperar aqui.
VLADIMIR
Você está louco? Temos que nos abrigar.  Vamos.
ESTRAGON (olhando para a árvore)
É pena não termos um pedaço de corda.
VLADIMIR
Vamos. Está frio.
ESTRAGON
Lembre-me de trazer um pedaço de corda amanhã.
VLADIMIR
Outra vez?Está bem. Vamos.
ESTRAGON
Há quanto tempo estamos juntos?
VLADIMIR
Não sei. Há uns cinqüenta anos, talvez.
ESTRAGON
Você se lembra do dia em que me atirei no rio?
VLADIMIR
Tudo isso está morto e enterrado.
ESTRAGON
Minhas roupas secaram ao sol.
VLADIMIR
Não há porque lembrarmos disso. Vamos.
ESTRAGON
Espere!
VLADIMIR
Estou com frio!
ESTRAGON
Espere!  Eu às vezes me pergunto se não teria sido melhor que a gente tivesse ficado sozinho, cada um por si. Não fomos feitos para a mesma estrada.
VLADIMIR (sem raiva)
Não se sabe.
ESTRAGON
Não, nada se sabe.
VLADIMIR
Nós ainda podemos nos separar, se você acha que será melhor assim.
ESTRAGON
Agora já não vale mais a pena.
Silêncio
VLADIMIR
Não, agora já não vale mais a pena.
Silêncio.
ESTRAGON
E então? Vamos?
VLADIMIR
Sim, vamos.
ESTRAGON
Estamos condenados a eternidade..
VLADIMIR
Você quer que eu vá embora?
ESTRAGON
Não me faça perguntas! Não fale comigo! Fique comigo!
VLADIMIR
Eu já lhe abandonei alguma vez?
ESTRAGON
Você me deixou partir.
VLADIMIR
Olhe para mim.
ESTRAGON
Para mim está acabado, não importa o que aconteça.
VLADIMIR
Eu sinto sua falta… E ao mesmo tempo, fiquei feliz quando penso que vai embora. Não é estranho?
ESTRAGON (chocado)
Feliz?
VLADIMIR
Talvez não seja exatamente essa a palavra.
ESTRAGON
E agora?
VLADIMIR
Agora? Aí estamos nós de novo.(olhando para arvore)
ESTRAGON
Está vendo? Você se sente pior quando eu estou por perto. Eu também me sinto melhor
sozinho.
VLADIMIR (chateado)
Então por que é que você sempre esta por perto?
ESTRAGON
Não sei.
VLADIMIR
Ah, não, Gogo, a verdade é que há coisas que fogem à sua compreensão e que não fogem à
minha. Você deveria saber disso.
VLADIMIR
A árvore, olhe a árvore.
.
ESTRAGON
Não estavesempre ai? O que há com ela?
VLADIMIR
Sim, é claro que esta aí. Você não se lembra? Nós quase nos enforcamos nela. Mas você não
quis. Você não se lembra?
ESTRAGON
Você sonhou isso.
VLADIMIR
Será possível que você já tenha se esquecido?
ESTRAGON
Eu sou assim. Ou me esqueço imediatamente ou não me esqueço jamais.
VLADIMIR
Ele se esqueceu de tudo!
ESTRAGON
E você está dizendo que tudo isso foi ontem?
VLADIMIR
Sim, é claro que foi ontem.
ESTRAGON
E aqui onde estamos agora?
VLADIMIR
Onde mais você acha? Você não reconhece o lugar?
ESTRAGON (subitamente furioso)
Reconhece! O que há para se reconhecer? Eu me arrastei na lama durante toda a porcaria da
minha vida! E você fala comigo sobre cenário! Olhe para esse monte de esterco! Eu jamais saí dele!
VLADIMIR
Se acalme, se acalme.
ESTRAGON
Você e suas paisagens!
VLADIMIR
Mesmo assim, você não pode dizer que isto… estou apenas tentando entender… lembrar o que aconteceu aqui.
ESTRAGON
Eu mijei toda a mijada da minha vida aqui mesmo! Aqui!
VLADIMIR
Você é uma companhia difícil, Gogo.
ESTRAGON
Seria melhor se nos separássemos.
VLADIMIR
Você sempre diz isso e sempre volta se arrastando.
ESTRAGON
A melhor coisa seria me matar, como o outro.
VLADIMIR
Que outro? (Pausa.) Que outro?
ESTRAGON
Como bilhões de outros.
VLADIMIR
A cada um sua pequena cruz. (Suspira.) Até que morra. (Pensa.) E seja esquecido.
ESTRAGON
Enquanto isso, vamos tentar conversar com calma, já que a gente é incapaz de ficar em silêncio.
VLADIMIR
Tem razão, somos incansáveis.
ESTRAGON
É para não pensarmos.
VLADIMIR
Temos essa desculpa.
ESTRAGON
É para não ouvirmos.
VLADIMIR
Temos nossos motivos.
ESTRAGON
Todas as vozes mortas.
VLADIMIR
Fazem um ruído de asas.
ESTRAGON
De folhas.
VLADIMIR
De areia.
ESTRAGON
De folhas.
Silêncio.
VLADIMIR
Falam todas ao mesmo tempo.
ESTRAGON
Cada uma para si.
Silêncio.
VLADIMIR
Na verdade elas sussurram.
ESTRAGON
Cochicham.
VLADIMIR
Murmuram.
ESTRAGON
Cochicham.
Silêncio.
VLADIMIR
O que é que dizem?
ESTRAGON
Falam sobre suas vidas.
VLADIMIR
Terem vivido não foi o bastante.
ESTRAGON
Têm que dizer sobre.
ESTRAGON
Terem morrido não foi o bastante.
ESTRAGON
Não é suficiente.
Silêncio.
VLADIMIR
Fazem um ruído de plumas.
ESTRAGON
De folhas.
VLADIMIR
De cinzas.
ESTRAGON
De folhas.
Longo silêncio.
VLADIMIR
Diga alguma coisa!
ESTRAGON
Estou tentando.
Longo silêncio.
VLADIMIR (angustiado)
Diga qualquer coisa!
ESTRAGON
O que fazemos agora?
VLADIMIR
Esperamos Godot.
ESTRAGON
Ah!
Silêncio.
VLADIMIR
Isso é terrível.
ESTRAGON
Cante alguma coisa.
VLADIMIR
Não, não! (Reflete.) Talvez pudéssemos começar tudo de novo.
ESTRAGON
Isso deve ser fácil.
VLADIMIR
O começo é que é difícil.
ESTRAGON
Pode-se começar de qualquer coisa.
VLADIMIR
Sim, mas é preciso que se decida.
ESTRAGON
Verdade.
Silêncio.
VLADIMIR
Me ajude!
ESTRAGON
Estou tentando.
Silêncio.
VLADIMIR
Quando se procura, se ouve.
ESTRAGON
É.
VLADIMIR
Isso nos previne de encontrar.
ESTRAGON
É.
VLADIMIR
Isso nos previne de pensar.
ESTRAGON
Pensamos, mesmo assim.
VLADIMIR
Não, não, é impossível.
ESTRAGON
Essa é a idéia, vamos nos contradizer.
VLADIMIR
Impossível.
ESTRAGON
Você acha?
VLADIMIR
Não há mais nenhum risco de pensarmos.
ESTRAGON
Então estamos nos queixando de quê?
VLADIMIR
Pensar não é o pior.
ESTRAGON
Talvez não. Mas pelo menos há isso.
VLADIMIR
Isso o quê?
ESTRAGON
Essa é a idéia, vamos nos fazer perguntas.
VLADIMIR
O que você quer dizer com “pelo menos há isso”?
ESTRAGON
Muito menos sofrimento.
VLADIMIR
Verdade.
ESTRAGON
Então? E se agradecêssemos por nossas bênçãos?
VLADIMIR
O que é terrível é ter pensado.
ESTRAGON
Mas isso já nos aconteceu?
VLADIMIR
De onde são todos esses cadáveres?
ESTRAGON
Esses esqueletos.
VLADIMIR
Diga-me isso.
ESTRAGON
Verdade.
VLADIMIR
Nós devemos ter pensado um pouco.
ESTRAGON
Bem no começo.
VLADIMIR
Um ossário! Um ossário!
ESTRAGON
Você não precisa olhar.
VLADIMIR
Não se pode evitar de olhar.
ESTRAGON
Verdade.
VLADIMIR
Cada qual faz o que pode.
ESTRAGON
Perdão?
VLADIMIR
Cada qual faz o que pode.
ESTRAGON (olhando para a árvore)
Nós decididamente deveríamos voltar à Natureza.
VLADIMIR
Nós já tentamos isso.
ESTRAGON (deixando de olhar para a árvore)
Verdade.
VLADIMIR
Oh, não é o pior, eu sei.
ESTRAGON
O quê?
VLADIMIR
Ter pensado.
ESTRAGON
Obviamente.
VLADIMIR
Mas poderíamos ter passado sem isso.
ESTRAGON
Não foi um começo tão ruim.
VLADIMIR
Sim, mas agora teremos que achar outra coisa.
ESTRAGON
Deixe-me ver.
VLADIMIR
Deixe-me ver.
ESTRAGON
E então?
VLADIMIR
O que eu dizia, podíamos começar lá.
ESTRAGON
O que você dizia quando?
VLADIMIR
Bem no começo.
ESTRAGON
Bem no começo de QUÊ?
VLADIMIR
Essa tarde… Eu estava dizendo… Eu estava dizendo…
ESTRAGON
Não sou historiador.
VLADIMIR
Espere… Nós nos abraçamos… Nós estávamos felizes… Felizes… O que é que a gente faz, agora que estamos felizes… Continuamos esperando… Esperando… Deixe-me pensar… Está vindo…Continuamos esperando… Agora que estamos felizes… Deixe-me ver… Ah! A árvore!
ESTRAGON
A árvore?
VLADIMIR
Não se lembra?
ESTRAGON
Estou cansado.
VLADIMIR
Olhe para ela.
Eles olham para a árvore.
ESTRAGON
Nada vejo.
VLADIMIR
Mas ontem à tarde estava toda preta e desfolhada. E agora está coberta de folhas.
ESTRAGON
Folhas?
VLADIMIR
Em uma única noite.
ESTRAGON
Deve ser a Primavera.
VLADIMIR
Mas em uma única noite?
ESTRAGON
Eu lhe digo que não estivemos aqui ontem. Foi outro dos seus pesadelos.
VLADIMIR
E onde é que estávamos ontem à tarde, segundo você?
ESTRAGON
Como é que eu vou saber? Em outro compartimento. O que não falta é vazio.
VLADIMIR (seguro de si)
Ótimo. Nós não estivemos aqui ontem. Então o que é que a gente fez ontem à tarde?
ESTRAGON
Fez?
VLADIMIR
Tente se lembrar.
ESTRAGON
Fez… Suponho que tagarelamos.
VLADIMIR (controlando-se)
Sobre o quê?
ESTRAGON
Oh… Isso e aquilo, suponho, nada em particular. (Seguro.) Sim, agora eu me lembro, ontem
passamos a tarde tagarelando sobre nada em particular. Isso vem acontecendo há meio século.
VLADIMIR
Você não se lembra de nenhum fato, nenhuma circunstância?
ESTRAGON (fraco)
Não me atormente, Didi.
VLADIMIR
O sol. A lua. Você não se lembra?
ESTRAGON
Devem ter estado por aí, como sempre.
VLADIMIR
Você não notou nada de extraordinário?
ESTRAGON (exausto)
Ah, meu Deus!
VLADIMIR
Tínhamos uma corda nas mãos…
ESTRAGON
Vê? Tudo isso é uma mer…
VLADIMIR
Ah, já sei o que é. Sim, já sei o que aconteceu.
ESTRAGON
Tudo isso é uma mer…
VLADIMIR
A infelicidade…  A falta de alternativas… A desgraça…
ESTRAGON
Estou cansado. (Pausa.) Vamos embora.
VLADIMIR
Não podemos.
ESTRAGON
Por que não?
VLADIMIR
Estamos esperando Godot.
ESTRAGON
Ah! (Pausa. Desesperançoso.) O que vamos fazer, o que vamos fazer?
VLADIMIR
Não há nada que possamos fazer.
ESTRAGON
Mas eu não posso mais suportar isso!
VLADIMIR
Só Godot poderá nos livrar disso.
ESTRAGON
Desse lugar? Dessa merda?
VLADIMIR
É.
ESTRAGON
Por quê?
VLADIMIR
Porque não queremos nos lembrar o que fizemos ontem.
ESTRAGON
A gente sempre inventa alguma coisa para ter a impressão que a gente existe, hein, Didi?
VLADIMIR
Sim, sim, somos mágicos. Mas… começo a me lembrar…
ESTRAGON
Não, não!
VLADIMIR
Prefere ficar emperrado aqui sem fazer nada?
ESTRAGON
Sim.
VLADIMIR
Como queira. (Solta Estragon, pega seu casaco e o coloca.)
ESTRAGON
Vamos embora.
VLADIMIR
Não podemos.
ESTRAGON
Por que não?
VLADIMIR
Estamos esperando Godot.
ESTRAGON
Ah!
VLADIMIR
Estou com frio.
ESTRAGON
Viemos muito cedo.
VLADIMIR
É sempre quando cai a noite.
ESTRAGON
Mas a noite nunca cai.
VLADIMIR
Me sinto gelado.
ESTRAGON
Você sempre foi frio.
VLADIMIR
Quer parar de reclamar? Já estou cheio dos seus lamentos!
ESTRAGON
Eu já vou indo.
VLADIMIR
Ora essa!
ESTRAGON
Isso mesmo, adeus.
VLADIMIR
Não conseguiremos nunca!
ESTRAGON
Você jamais me verá de novo.
VLADIMIR
Eu sabia que era este o lugar certo… me lembrei de tudo… Tome.(tira uma corda do bolso e entrega a Estragon)
ESTRAGON
O quê?
VLADIMIR
Segure isto.
ESTRAGON
Repulsivo.
VLADIMIR
Sim, mas não mais que o normal, não é?
ESTRAGON
Não Didi, eu não quero me lembrar.
VLADIMIR
É necessário.
ESTRAGON
Eu já vou indo.
Silêncio.
VLADIMIR
Só assim Godot virá.
ESTRAGON
Eu disse que não!
VLADIMIR
Você também lembrou, não é?
ESTRAGON
Nunca!
VLADIMIR
Não tem mais volta.
ESTRAGON
Chega disso.
VLADIMIR
Gogo, nós…nós….
ESTRAGON
Eu já vou indo.
VLADIMIR
Nós fizemos, agora temos de nos ver como estamos. (faz uma forca na corda e joga sobre um galho da arvore)
ESTRAGON
Estou perdido! (se aproximando de Vladimir)
VLADIMIR
Onde é que você estava? Pensei que tivesse ido para sempre.
ESTRAGON
Eles estão vindo!
VLADIMIR
Quem?
ESTRAGON
Não sei.
VLADIMIR
Quantos?
ESTRAGON
Não sei.
VLADIMIR (triunfante)
É Godot! Finalmente! Gogo! É Godot! Estamos salvos! Vamos encontrá-lo!
ESTRAGON
Estou condenado!
VLADIMIR
Vem Gogo vamos continuar de onde paramos.
ESTRAGON
Não quero de novo.
VLADIMIR
De novo não… apenas de onde paramos.
ESTRAGON
Onde?
VLADIMIR
Atrás da árvore
ESTRAGON
Eu perdi a cabeça. Me perdoe. Não vai acontecer novamente.
VLADIMIR
Não há nada a ser feito.
ESTRAGON
Eu não tinha outra opção Didi…
VLADIMIR (olhando para Estragon)
O quê?
VLADIMIR e ESTRAGON (virando as cabeças ao mesmo tempo)
Você…
VLADIMIR
Oh, perdão!
ESTRAGON
Prossiga.
VLADIMIR
Não, não, depois de você.
ESTRAGON
Não, não, você primeiro.
VLADIMIR
Juntos.
ESTRAGON
Juntos.
Os dois amarram as forcas nos galhos da arvores, colocam suas cabeças.
VLADIMIR
Do começo…
ESTRAGON
Ainda tenho medo…
VLADIMIR
Termine a sua frase!
ESTRAGON
Termine a sua!
Os dois dão as mãos e se jogam. Entra o menino.
O MENINO
Lembram….
Eles não se movem.
Cortina.
* Alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSC


Nenhum comentário:

Postar um comentário