segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Guilherme Kato / Gatos



Guilherme Kato
GATOS

Historinha para alegrar um sábado.

Eu sempre tive gatos que abriam as portas. Ninguém os ensinou, aprenderam sozinhos. Não sei como, mas imagino pelo que os gatos mais fazem: observam e copiam.

Nem todos os gatos que eu tive faziam isso. Alguns nunca tentaram, outros ensinaram a outros. No caso do Gengis Khan (que ilustra o texto) foi a mãe adotiva dele, Taichi, que o ensinou. Ela sabia abrir, mas era preguiçosa e ensinou ao filho para não precisar mais fazer isso. Ele aprendeu bem. 

Mas o primeiro gato meu que fez isso deixou minha mãe em apuros. 

Um dia eu acordo de manhã (eu devia ter uns 12 anos na época) e minha mãe começa a me dar bronca, que eu estava abrindo a porta da cozinha de noite para o gato entrar em casa (minha mãe não gostava do gato zanzando à noite pela casa, pobre Neko). Eu não entendo do que ela está fazendo mas ela não acredita em mim. Isso acontece mais algumas noites. Eu levando bronca de manhã, achando que minha mãe estava ficando louca.

Alguns dias depois, quando chego em casa depois da escola, minha mãe vem me dizer que o gato sabia abrir as portas de casa. Aí sou eu que não acredito. Ela disse que enquanto eu estava na escola, uma garota bateu na porta lá de casa pedindo para ir ao banheiro, que ela estava apertada e sem a chave da casa dela. Minha mãe deixou ela entrar e usar o banheiro de serviço que ficava próximo à cozinha. Acontece que era nesse banheiro que ficava a caixa de areia do gato.

Minha mãe na cozinha, a menina no banheiro e o gato resolve entrar também. Sem a menor sombra de dúvida, pula na maçaneta e abre a porta que a menina não tinha trancado. Ela dá um grito enorme. Minha mãe se assusta e corre a tempo de ver o gato fugindo. Ela tenta explicar para a menina que foi o gato e cadê da menina acreditar. A garota vai embora olhando com cara feia para minha mãe, toda envergonhada e repetindo que tinha sido o gato, pedindo desculpas. Hahahahaha!

Depois disso, minha mãe que nunca teve o hábito de trancar portas, nem mesmo a da rua, começou a fazer isso, porque o gato simplesmente abria as portas quando bem queria.

Depois dessa história, eu descobri que vários gatos aprendem a abrir portas. Alguém já passou por isso?

FACEBOOK





Nenhum comentário:

Postar um comentário