quinta-feira, 30 de maio de 2013

Dario Fo / Morre a atriz italiana Franca Rame

dario-fo-e-franca-rame

Morre a atriz italiana 

Franca Rame, 

esposa e musa de Dario Fo


  • Ela colaborou com muitas peças de Fo e era sua principal protagonista feminina





Franca Rame (à direita) com seu marido, o dramaturgo Dario Fo, em foto de 1995 em Milão Foto: AP




Franca Rame (à direita) com seu marido, o dramaturgo Dario Fo, em foto de 1995 em Milão AP
MILÃO — A atriz italiana Franca Rame, esposa e musa do dramaturgo ganhador do Nobel de Literatura Dario Fo, morreu nesta quarta-feira, aos 84 anos, informou a companhia teatral do casal. Em mais de meio século de carreira, Rame e Fo cativaram os italianos com suas sátiras políticas apresentadas no teatro, no rádio e na televisão.

Franca Rame
Rame, que se casou com Fo em 1954, colaborou com muitas peças dele, e era sua principal protagonista feminina. A atriz havia sofrido um derrame no ano passado, mas a causa da morte não foi revelada.
Nascida em uma família ligada ao teatro, Rame tinha apenas oito dias de idade quando estreou sobre o palco, nos braços da mãe.
A peça mais famosa do casal, "Morte Acidental de Um Anarquista", desafiou as instituições italianas na década de 1970 ao acusar abertamente a polícia de atirar o anarquista Giuseppe Pinelli do quarto andar de uma delegacia de polícia, e depois alegar que se tratou de um suicídio.

Em outra peça, "O Mistério Bufo", a dupla recontava os Evangelhos por meio de uma série de farsas, uma impertinência que foi criticada pelo Vaticano.Feminista e ativista de esquerda, Rame foi vítima de um brutal estupro coletivo em 1973, que Fo atribuiu a militantes fascistas dispostos a humilhá-lo.
Ao receber o Nobel, em 1997, Fo o dedicou à esposa. Ela foi eleita senadora em 2006, mas renunciou dois anos depois, por discordar das políticas do governo de centro-esquerda da época.





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário