sábado, 22 de agosto de 2015

Rubem Fonseca / Depoimento






Rubem Fonseca

Rubem Fonseca

BIOGRAFIA

Depoimento


Minha mãe era portuguesa, e também o meu pai, meus avós e todos os meus tios. Nasci e cresci no Brasil ouvindo a nossa língua ser falada com sotaque lusitano. A maioria dos livros da estante do meu pai era de autores portugueses. Vou citá-los à medida em que deles me lembro, sem uma ordem cronológica ou de mérito. Fernão Mendes Pinto, Camões, Eça, Alexandre Herculano, Gil Vicente, Ramalho Ortigão, Miguel Torga, Fialho de Almeida, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros, José Régio, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, António Botto, Almeida Garrett, Antero de Quental, Guerra Junqueiro, entre muitos e muitos outros. Lembro-me do meu pai recitando O melro e outros poemas.
Sinto um grande amor por Portugal, e além disso tenho um grande orgulho de ter sangue português. Esse amor eu transmiti para os meus filhos e para os meus netos. Minha filha Beatriz, que me acompanha na viagem à Póvoa de Varzim, sente o mesmo que eu. Estamos muito felizes de conhecer a cidade do grande Eça de Queirós e de rever Portugal, a terra dos nossos ancestrais.

PUBLICO




Nenhum comentário:

Postar um comentário