quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Lauren Mendinueta / A modelo de Balthus

 



Lauren Mendinueta
A MODELO DE BALTHUS

Há quase meio século

posei em segredo para Balthus.

Ele disse-me, «não te movas,

vês-te formosa andando a quatro patas,

mas se te moves deixarás de ser uma mesa».

Quando acabou de me pintar 

falou-me um pouco aborrecido.

 «As tuas pernas são demasiado grossas, 

não voltarei a pintar-te».

Entristecida abandonei a sala.

Há pouco vi o quadro num museu.

Tinha vontade de levantar o indicador

para dizer em voz alta: 

«Essa sou eu».

Mas vi-me tão irreconhecível

que tive de conter o meu impulso, 

conter o meu corpo,

com medo do ridículo.


Lauren Mendinueta em "Viver Tão por Dentro" 

(Trad. Nuno Júdice, The Poets Society, Portugal)




Nenhum comentário:

Postar um comentário