segunda-feira, 6 de abril de 2015

Gabriella Borges / Game of Thrones e o Zodíaco


GAME OF THRONES 

E O ZODÍACO


Publicado em geral por Gabriella Borges

Game of Thrones pode ter mais a ver com as 12 casas zodiacais do que você pode imaginar. Para provar, traçamos um paralelo de cada casa de Game of Thrones com sua similar no zodíaco.

Independente de você acreditar ou não em astrologia, não há como negar que a descrição de cada signo é cheia de simbologias e características pelas quais você pode tentar traçar o perfil psicológico, alguns chegando a ir mais longe e atribuindo também características físicas às pessoas regidas por determinado signo. E talvez George R. R. Martin, escritor da saga épica As crônicas de Gelo e Fogo (que ficou famosa pela adaptação Game of Thrones, título do primeiro livro da série, pela HBO) tenha se atentado a isso e usado o zodíaco na hora de conceber as inúmeras casas e famílias que povoam suas histórias. Visto isso, tentei fazer uma ligação entre cada signo e uma casa e/ou grupo da série. Algumas descrições ficaram bem restritas, visando evitar spoilers para quem ainda estiver lendo os livros ou só acompanha a série.
Game of Thrones - House Lannister.jpg
CASA LANNISTER - LEÃO Vamos começar com o mais óbvio. A Casa Lannister é representada no seu brasão pelo leão, e suas personalidades não são muito diferentes da descrição típica do signo de Leão: são carismáticos, orgulhosos, espertos, atraentes e politicamente adeptos. São líderes natos, têm o senso instintivo e protegem a família ferozmente. Completando os aspectos favoráveis do signo, assim como os leoninos, os Lannisters são famosos por pagarem suas dívidas; seja ela em dinheiro, privilégio ou honra. Eles também adoram estar cercados por sua corte de admiradores fiéis (mesmo que a "lealdade" seja comprada). Mas lembre-se: um Lannister sempre paga suas dividas. Isso também inclui qualquer desrespeito ou traição, real ou imaginária. Por isso nunca os provoque, ameace contar seus segredos ou prejudique um dos seus.
wallpaper-stark-sigil-1600.jpg
CASA STARK - CAPRICÓRNIO Os Starks podem até ter o lobo gigante como símbolo de sua casa, mas não se engane sobre sua verdadeira natureza zodiacal: capricórnio. Assim como todo capricorniano, os Starks são taciturnos e não comprometem sua honra com facilidade, contudo essa última qualidade pode cair por terra quando o assunto é um grande amor. Entre suas atividades favoritas estão ficar rodeado pela família e amigos ou se refugiar no meio de um bosque sagrando e desfrutar um tempo sozinho com a natureza. Atente para o seu senso superdesenvolvido de vingança. Os Starks capricornianos vão acabar com a sua vida se você fizer algum mal ou desonrar alguém que eles amam. Sempre seja respeitoso com eles e mantenha suas promessas caso não queira perder a cabeça.
wallpaper-tully-1600.jpg
CASA TULLY – PEIXES Os Tully têm trutas estampando suas bandeiras então esse também parece ser bem óbvio – mas há muito mais em comum entre os Tully e os piscianos. Tanto um quanto o outro gostam de paz, mas seu senso de dever com a família os torna verdadeiros generais de guerra e fazem o que for preciso para servir os seus senhores e proteger suas terras e povos. Por não serem naturalmente guerreiros, tendem a forjar alianças inteligentes e fortalecê-las com um amor profundo e intenso. Isso traz o melhor nas pessoas que o servem.
Game of Thrones - House Targaryen.jpg
CASA TARGARYEN – ESCORPIÃO Determinados, leais, reservados e orgulhosos. Essas características podem levá-los a ser muito amados e muito odiados. Eles são desconfiados por natureza, portanto leva muito tempo para provar para um Targaryen escorpiano que você o ama. No entanto, uma vez provado, eles têm lealdade para levá-lo ao topo com eles. Um bom Targaryen exibe demonstrações incríveis de sabedoria. O desejo é a sua palavra, superando inclusive a sua lógica, e nem tente detê-los. Nunca acorde o dragão (ou nesse caso, o escorpião)! Targaryens não tem medo de atacar e punir qualquer transgressão, e se eles têm autoridade pra tal, podem ficar um pouco loucos e se tornarem sádicos e vingativos. Nunca traia e/ou provoque um deles.
Game of Thrones - House Baratheon.jpg
CASA BARATHEON – TOURO Um Baratheon é como um taurino: lutador, feroz em uma batalha, focado no seu objetivo principal e exímio estrategista. Porém ele também pode afundar muito rapidamente em seus vícios mundanos: mulheres, vinho, jogos (caçadas) – vide Robert. Assim como os Baratheon, os taurinos passam a vida relembrando e contando as suas histórias de conquistas no passado. Eles pouco se importam com armadilhas e intrigas da corte e preferem ser indiferentes a tais assuntos. São eternos românticos e incrivelmente teimosos e orgulhosos.
House-Greyjoy-game-of-thrones-20596014-1600-1200.jpg
CASA GREYJOY – CANCER Uma casa com regras duras e que mantém a si mesmos. Os cancerianos Greyjoy não parecem ter muitos amigos, ou, até mesmo, traços positivos – mas ai surge a Asha para resgatá-los! Eles superam os seus limites, são sensíveis, tenazes, engenhosos e autossuficientes. Asha, por exemplo, prova o seu valor tomando o seu ligar no mundo, em vez de apenas esperar para tê-lo. Egocêntricos e temperamentais, é difícil quebrar a casca de uma canceriano Greyjoy e conhecer seus sentimentos. Normalmente tendem a achar que todos ao seu redor são incompetentes (ou menos competentes que eles). Adoram uma zombaria, e, em casos extremos, uma traição.
juego-de-tronos-casa-tyrell.jpg
CASA TYRELL – LIBRA Assim como os Tyrell, os librianos são conhecidos por serem atraentes, elegantes, intelectuais e com gosto pelo mundo das artes. Sua lealdade é para com quem os mostra mais respeito, mas mesmo isso é calculado e cuidadosamente ponderado na balança. Os librianos Tyrell sabem instintivamente como fazer com que as pessoas os amem. Seja jogando comida para o povo faminto de Porto Real, seja ganhando torneios. Adoram ser o centro das atenções e quando detêm o poder o usam de forma equilibrada.
house-game-of-thrones-31246381-1600-1200.jpg
CASA MARTELL – ARIES Que tipo de casa é capaz de afastar o avanço inexorável de dragões e manter-se independente e livre? A casa governada pela teimosa guerreira ariana Martell, é claro. Arianos Martell não mostram lealdade facilmente, são inteligentes o suficiente para prever que estão em uma péssima batalha/relacionamento, e disciplinados o suficiente para ficar de fora dela, se possível. Se não for possível, eles vão lutar, mas sempre com um olhar cínico sobre os seus supostos “mestres”.
house-game-of-thrones-31246364-1600-1200.jpg
CASA FREY – GEMEOS A casa representada pelas torres gêmeas é retratada como infiel tal como normalmente os geminianos. Porém são também criativos e inteligentes. Por serem vilipendiados, adoram quando são convidados para festas, guerras, casamentos ou torneios. Um bom geminiano também não foge às suas obrigações sociais.
Game-of-Thrones-game-of-thrones-24330597-850-566.jpg
DOTHRAKIS – SAGITARIANOS Sagitarianos são aventureiros, pessoas de espírito livre, joviais e ambiciosas, assim como os Dothraki. Eles são justos, honrados e idealistas. E sim, eles têm um temperamento lendário. Claro, talvez eles sejam um pouco supersticiosos, e seus rituais parecem um pouco estranhos, mas eles sempre vão deixa-lo com vontade fugir e se juntar algum dia em uma de suas longas e emocionantes viagens. Dothraki sagitarianos adoram descobrir coisas novas, pessoas, lugares e ideais, e conquistam a todos com sua inteligência e força de vontade. Seu maior defeito é que são temperamentais, além disso, eles podem ser irresponsáveis e insensíveis quando são ameaçados ou estão entediados.
514415-episode_08_11.png
A PATULHA DA NOITE – VIRGEM Vá em frente e ria. Os homens da Patrulha da Noite não se importam se você acha que é ridículo se prender a tradições – como se manter virgem apenas para defender Westeros. Eles são organizados, burocráticos, metódicos e corajosos. Se seus suprimentos e dinheiro estão seguros e as pessoas que dependem deles estão satisfeitas, os patrulheiros virgens e virginianos estão contentes.
a-selvagem-ygritte-rose-leslie-em-cena-da-terceira-temporada-de-game-of-thrones-1364509800554_956x500.jpg
SELVAGENS - AQUÁRIO Ninguém entende mais de liberdade do que eles. Os selvagens não tem nenhuma obrigação de obedecer a senhores ou leis e se rebelam contra qualquer um que tente domesticá-los. Assim como os aquarianos, os selvagens confiam apenas em si, trabalham para si e defendem com unhas e dentes o direito a sua liberdade. Além dessa resistência a autoridade, os selvagens aquarianos têm suas próprias visões sobre família, comunidade e demais questões de cunho social. Seja pela espada ou pela ideologia, eles sempre vão te desafiar a ver o mundo de maneira diferente.

GABRIELLA BORGES

Uma goiana estereotipada. A não ser pelo fato de ter crescido em Pernambuco, morar na Paraíba e torcer por um time do Rio Grande do Sul..


OBVIOUS



Um comentário:

  1. Casa Martell, Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados!! Sou fã da Game Of Thrones mas acabo de comprar os primeiros dois livros porque acho que há coisas que se explicam detalhadamente no livro e são vitais para a história. O episódio da nova temporada me deixou muito boas expectativas para as últimas temporadas da série. Considero que aborda um tema interessante e pode chegar a encantar ao publico principalmente pelo seu elenco e depois pelo estilo da historia

    ResponderExcluir