sexta-feira, 29 de maio de 2015

Arkadiusz Branicki / O zodíaco

O ZODÍACO ATRAVÉS DO OLHAR SENSUAL E DELICADO DE ARKADIUSZ BRANICKI


Publicado por Carla Ruiz


O fotógrafo polonês Arkadiusz Branicki é adepto do minimalismo, suas fotos apresentam simplicidade e delicadeza, valorizando o corpo feminino. Nessa série, ele apresenta sua visão do zodíaco através das formas e beleza das modelos. Eu, como astróloga, comento cada foto.


Arkadiusz Branicki aquario abertura.jpg
Arkadiusz Branicki costuma trabalhar em cima de formas simples e expressivas, valorizando o corpo feminino. Fotógrafo autodidata criou uma bela composição de imagens representando o zodíaco. Para criar as composições, investe em acessórios e formas que remetam ao arquétipo de cada signo.
Há uma linha muito tênue entre o sensual delicado e o obsceno. Ao revelar o corpo, quando o fazemos em sua naturalidade, despido de preconceitos e apenas o revelando da maneira que é, não causa estranhamento e muito menos repulsa. Temos a figura corpo-arte, corpo-natural, corpo por si só.
Sou astróloga e amante de fotografia, logo que me deparei com esse trabalho, pude perceber que não há somente a valorização do retrato nu e técnica de fotografia, é possível observar muito do arquétipo de cada signo através das lentes de Branicki, como mostro a seguir, lembrando que apenas estou passando uma pincelada sobre cada signo, com características gerais, ligadas à atitude, corpo e beleza. Não devem ser tomadas como critério de avaliação pessoal para quem é de um ou de outro signo.
Áries Arkadiusz Branicki aries.jpg
O signo de Áries pertence ao elemento fogo, primeiro signo do zodíaco, representa corpo com forte energia física, sensualidade mais agressiva, do tipo que chama a atenção mesmo sem querer, esse signo tem como regente o planeta Marte, ligado à força mais masculina, que tem atitude e impulso para agir quando necessário. Marte é representado pelo carneiro, que aqui na imagem se destaca com o cabelo da modelo. A posição dela na foto remete a uma ação que está para ocorrer, o impulso inicial para revelar algo.
Touro Arkadiusz Branicki touro.jpg
O signo de Touro pertence ao elemento terra e tem como regente, Vênus, a quem carinhosamente chamo de moça bonita do zodíaco. A Vênus taurina, aqui representada pela modelo com os chifres do touro, mostra o corpo, sem revelá-lo por completo, deixando algum mistério no ar. Esse signo está relacionado à sensualidade, e ao mundo material, físico, também está ligado ao conforto e a sensorialidade, valorizando todos os sentidos. Diferentemente de Áries, Touro é bem mais lento e aprecia aproveitar devagar cada momento que vive.
Gêmeos Arkadiusz Branicki gemeos.jpg
Arkadiusz Branicki gemeos1.jpg
O signo de Gêmeos pertence ao elemento ar e tem como regente o planeta Mercúrio, aquele que na mitologia é o moço dos pés alados. Gêmeos, como o próprio nome já diz é um signo dual, extremamente ligado ao aspecto mental e racional. Nas imagens é representado através de modelos que retratam diferentes perfis, mesmo sendo muito parecidas na essência, o que denota a relação desse signo com o humor instável, o gosto por diversos assuntos ao mesmo tempo e a facilidade que tem de transitar entre universos diferentes.
Câncer Arkadiusz Branicki cancer.jpg
O signo de Câncer pertence ao elemento água e tem como regente a Lua, responsável pela mudança das marés e dos humores femininos. A Lua está diretamente ligada aos aspectos emocionais de cada indivíduo. Na imagem é representada pela modelo na posição do caranguejo, de costas, também não revelando seu rosto e sua expressão emocional, criando um clima mais misterioso, apenas fazendo com que imaginemos o que ela quer dizer. Acredito que poderia ter sido explorada uma foto que revelasse o seio da modelo, parte do corpo relacionada ao signo.
Leão Arkadiusz Branicki leão.jpg
O signo de Leão pertence ao elemento fogo e também tem relação com impulso de ação, com atitude impactante. Como o próprio bicho mostra, o rei da selva, aquele da Juba, é quem comanda e todas as atenções são voltadas para ele. O regente de Leão é o Sol, nosso astro-rei. O signo de Leão está ligado à aspectos relacionados ao ego, à beleza e também à generosidade e nobreza. A modelo de frente, tomando impulso e revelando parte do peito mostra sensualidade com a autoridade referente ao signo.
Virgem Arkadiusz Branicki virgo.jpg
O signo de Virgem pertence ao elemento terra e está ligado a características mais analíticas, seu regente é mercúrio, o moço dos pés alados, porém, diferentemente de gêmeos, aqui mercúrio assume uma postura muito mais crítica e voltada para a análise. Virgem é representado por uma mulher, e está relacionado à timidez e não exposição. Branicki traz os aspectos do signo de maneira perfeita nessa imagem. Um corpo que não se revela, não por vergonha de sua nudez, mas por precisar de confiança para se despir.
Libra Arkadiusz Branicki libra.jpg
O signo de Libra pertence ao elemento ar e assim como Touro é regido por Vênus, a moça bonita. Aqui ela assume a postura da balança, pesando tudo antes de agir, buscando a diplomacia nas relações e dando grande valor ao outro, características do signo de Libra, que também está relacionado à beleza e harmonia ao se apresentar. Essa imagem também está expressando perfeitamente o arquétipo do signo, através da expressão facial da modelo e do corpo, exposto de maneira equilibrada e sutilmente sensual.
Escorpião Arkadiusz Branicki escorpião.jpg
O signo de escorpião pertence ao elemento água e é regido pelo planeta vermelho, Marte, assim como Áries. A diferença é que a energia desse signo é interiorizada, e ele age em silêncio, de forma muito mais voltada para a estratégia, sua atitude lembra muito o símbolo do bicho, que aparece em locais escuros e apenas reage quando ameaçado. A imagem da modelo revela muito bem a sensualidade velada do escorpião através de um corpo que revela e ao mesmo tempo esconde, e a posição perfeitamente encenada pela modelo nos leva diretamente à imagem do bicho.
Sagitário Arkadiusz Branicki sagitario1.jpg
Arkadiusz Branicki sagitario.jpg
O signo de Sagitário pertence ao elemento fogo e é regido por Júpiter,o Grande benéfico. Signo que está diretamente ligado a justiça, leis, estudos superiores e conhecimentos religiosos. O centauro, metade homem e metade cavalo é a representação desse signo, que possui em boa dosagem instinto animal e racionalidade humana. Tem atitude e enxerga à frente, lançando suas flechas nos alvos que deseja ter. Nas imagens, percebo que ambas as modelos estão reflexivas, focando no alvo. Senti falta de mais atitude nessa representação.
Capricórnio Arkadiusz Branicki caprica1.jpg
O signo de Capricórnio pertence ao elemento Terra e é regido por Saturno, tendo Marte como planeta exaltado, com força. Está ligado a aspectos práticos da vida e à agressividade de ir atrás de seus objetivos. É um signo mais focado na ambição e no trabalho e status social. A agressividade e impulso de Marte unidos à seriedade de Saturno. A modelo expressa bem os aspectos desse signo na foto.
Aquário Arkadiusz Branicki aquario.jpg
O signo de Aquário pertence ao elemento ar e tem como regente Saturno. Signo que está ligado a individualidade, a aspectos sociais e representa um foco muito maior no que há de bem estar social do que voltado para um único ser. A água que flui caindo da ânfora que a modelo segura, se espalha, sem limitar-se a um único espaço. Foto muito bem representada e bonita. Uma das minhas favoritas sem dúvida. Revela o corpo de maneira suave e com uma sensualidade natural, sem forçar e sem pose, displicente.
Peixes Arkadiusz Branicki peixes.jpg
O signo de Peixes pertence ao elemento água e tem como regente Júpiter. A simbologia do signo está perfeita na foto, os dois peixes nadando em direções opostas, sem mostrar pra onde vão, estão revelados através das modelos, deitadas, nuas, sem mostrar todo o corpo. O signo de Peixes está ligado ao mundo onírico, a arte, música, escrita poética. Também ao delírio e ao escapismo. Cada peixe nadando para um lado, cada corpo voltado para si e unidos na mesma imagem.

CARLA RUIZ

Em uma pedra, corpo jogado, me guio pelas estrelas. .





Nenhum comentário:

Postar um comentário